Internacional Titulo
Premiê polonês tenta salvar coalizao frágil
Do Diário do Grande ABC
03/06/2000 | 15:37
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro Jerzy Buzek pediu sábado aos líderes de sua frágil coalizao governista que resolvam suas diferenças para evitar a queda do governo democrático de maior duraçao da história da Polônia.

Buzek se reuniu sábado por mais de uma hora com o líder do Solidaridade, Marian Krzaklewski, e com o ministro das Finanças, Leszek Balcerowicz, o líder do partido Uniao pela Liberdade, um aliado secundário na aliança governamental, que estava ameaçando deixar a aliança em protesto contra o lento avanço das reformas econômicas.

Depois da reuniao, Busek declarou aos jornalistas seu otimismo sobre a possibilidade de os dois líderes tirarem suas diferenças "de forma rápida, em questao de dias, se quiserem ter uma coalizao, um governo de maioria, que é a soluçao para a Polônia, ou um governo minoritário".

Busek indicou que ele mesmo vai anunciar o que pretende fazer, mas se recusou a dizer se ainda pretende liderar um governo minoritário.

O primeiro-ministro já ofereceu sua renúncia como forma de salvar a coalizao se os líderes conseguirem chegar a um acordo em torno de sua sucessao. O colapso da coalizao proporcionaria a formaçao de um governo com o Solidaridad em minoria e a convocaçao antecipada de eleiçoes parlamentares no outono ou na próxima primavera, mas nos dois casos os comunistas poderiam sair vitoriosos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;