Internacional Titulo
Exposição em Berlim sobre nazismo deve gerar polêmica
Das Agências
26/11/2001 | 16:57
Compartilhar notícia


Uma nova exposição sobre os crimes praticados pela Wehrmacht, o exército regular alemão nazista, será inaugurada na quarta-feira em Berlim. O partido de extrema-direita NPD anunciou ações de protesto, para sábado em Berlim, com a participação de 6 mil pessoas.

A exposição acontece dois anos depois de uma primeira exibição apresentada de 1995 a 1999 que despertou polêmicas em todo o país. Na época, o evento que foi apresentado em 32 cidades alemãs e austríacas pretendia desmontar o mito de uma Wehrmacht de mãos limpas, distante dos atos criminosos cometidos pelas SS ou Gestapo.

A apresentação teve que ser fechada em novembro de 1999 e seu diretor se viu obrigado a renunciar devido à pressão das críticas provocadas pela inexatidão de pelos menos nove textos que atribuíam erroneamente alguns massacres ao exército alemão.

Um ano mais tarde, uma comissão de historiadores considerou que embora a exposição apresentasse "erros formais e inexatidões", não havia sido comprovada qualquer falsificação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;