Internacional Titulo
Brasil se reúne com G8 para discutir patente do genoma humano
Do Diário do Grande ABC
09/06/2000 | 11:53
Compartilhar notícia


O Brasil se reunirá nos próximos dias 24 e 25 em Bordeaux (Sudoeste da França) com os ministros de Pesquisa do G8. A reuniao será precedida nos dias 22 e 23 por um colóquio sobre a possibilidade de patentear o genoma humano, informou nesta sexta-feira o Ministério francês de Investigaçao (Pesquisa). Também participarao da reuniao representantes da China, India e México.

O colóquio se realizará na universidade de Bordeaux, com a participaçao de 12 países: Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Gra-Bretanha, India, Itália, Japao, México e Rússia.

Suas conclusoes serao apresentadas aos ministros de Pesquisa desses países.

Atualmente, a possibilidade de registrar patentes sobre os genes humanos é considerada pela França ``incompatível' com as leis francesas. Entretanto, o tema é objeto de uma diretriz européia emitida no dia 6 de julho de 1998, que em princípio teria de ser trasladada ao direito francês antes de julho próximo.

No início de maio, a Comissao de Ciência e Tecnologia da Assembléia parlamentar do Conselho da Europa defendeu uma moratória sobre a atribuiçao de patentes em relaçao ao genoma humano e sobre a aplicaçao da diretriz da Uniao Européia, que considerou ``mal redigida e com itens contraditórios'.

Em março passado, o presidente norte-americano Bill Clinton e o primeiro-ministro britânico Tony Blair pareceram dar razao aos que se opoem à possibilidade de patentear o genoma humano, ao declarar que ``os dados fundamentais' sobre ele ``deveriam ser postos à livre disposiçao dos cientistas do mundo inteiro'.

Mas, no mesmo comunicado, assinalavam também a importância da ``proteçao intelectual das invençoes a partir de genes'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;