Internacional Titulo
Exército sul-coreano vai
executar manobras militares
Da AFP
18/12/2010 | 10:09
Compartilhar notícia


O Exército da Coreia do Sul vai executar as manobras militares no Mar Amarelo, em uma ilha bombardeada em novembro pela Coreia do Norte, apesar das ameaças de resposta feitas por Pyongyang, anunciou o ministério da Defesa de Seul.

"Não há mudanças no desenvolvimento das manobras", declarou uma fonte ministerial.

Já a Coreia do Norte acusou os Estados Unidos de fornecer um "escudo humano" para as próximas manobras militares sul-coreanas na ilha de Yeonpyeong, reivindicada por Pyongyang, informou a agência estatal norte-coreana Yonhap.

O Norte ameaçou atacar o Sul caso as manobras militares, previstas para durar apenas um dia entre 18 e 21 de dezembro, realmente sejam executadas.

A ilha localizada no Mar Amarelo foi bombardeada em 23 de novembro pela Coreia do Norte, com um balanço de quatro mortos e 18 feridos, o que provocou grande tensão entre os dois países vizinhos.

Militares americanos devem proporcionar assistência técnica à Marinha sul-coreana durante os exercícios.

A Coreia do Norte ameaçou na sexta-feira responder se a Coreia do Sul executasse os exercícios de artilharia com munição real.

O governo dos Estados Unidos considera que as manobras não representam uma ameaça para a Coreia do Norte, que no deve utilizá-las como pretexto para "novas preocupações".

Também neste sábado, a China, principal aliado da Coreia do Norte e que não condenou o ataque de 23 de setembro, qualificou de "extremamente precária" a situação na península coreana e pediu mais conversações para reduzir a tensão, segundo a agência oficial Xinhua.

O vice-ministro das Relações Exteriores, Zhang Zhijun, disse que o país está "profundamente preocupado" com a situação na península coreana, que qualificou de "extremamente precária".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;