Política Titulo
Lula deve decidir candidatura à presidência até maio de 2000
Do Diário do Grande ABC
30/10/1999 | 14:06
Compartilhar notícia


O PT fixou prazo até maio do próximo ano para que o presidente de honra do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, decida se irá disputar pela quarta vez a presidência da República, em outubro de 2002. A definiçao do candidato do maior partido de oposiçao do país foi precipitada pelas recentes declaraçoes de Lula de que nao pretende mais concorrer ao Planalto e pelos desentendimentos do PT do Rio de Janeiro com o governador do estado, Anthony Garotinho. 'Vamos dar um tempo até abril ou maio. Aí, se Lula decidir que nao é mesmo candidato, decidiremos como será feita a escolha de outro nome``, diz o presidente do partido, deputado José Dirceu (PT).

Embora a cúpula petista considere cedo para discutir a sucessao do presidente Fernando Henrique Cardoso, parlamentares do partido avaliam que a corrida presidencial até 2002 será, necessariamente, uma disputa prematura. 'Lula deve definir-se até o próximo ano no máximo``, cobra o senador José Eduardo Dutra (PT-SE). Com o desinteresse de Lula em voltar a concorrer, o PT começa a forjar alguns nomes. Vao de pessoas com experiência em cargos administrativos, como o ex-governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque, a campeoes de eleiçoes majoritárias, como o deputado e líder do partido na Câmara, José Genoíno (SP).

Genoíno já assumiu a candidatura, caso Lula fique, realmente, de fora da briga. O deputado, que há um ano conquistou o quinto mandato de deputado federal com a maior votaçao do país (307 mil votos), avalia que chegou a hora de lutar numa eleiçao majoritária. 'Imagine se a direita tivesse um nome forte como o de Genoíno``, entusiasma-se o deputado Milton Temer (PT-RJ), um dos mais exaltados defensores de uma definiçao imediata sobre a candidatura petista a 2002. Sem Lula, o partido fará uma prévia para escolher a alternativa.

'Se Lula nao retirar a candidatura em novembro, durante o congresso do partido, acabou a discussao. Mas, se deixar de ser candidato, tem que avisar com antecedência para o partido deliberar já``, prega Temer, um dos artífices do confronto com Garotinho. Os petistas, em geral, tendem a minimizar os efeitos dos atritos com o governador fluminense na disputa de daqui a três anos. 'Isto vai ficar restrito ao Rio, até porque em várias cidades a frente de oposiçoes nao terá candidato único``, diz o senador Dutra.

O congresso do partido, marcado para novembro, pode ser o palco dos primeiros embates entre a Articulaçao que reúne, entre outros, Lula, Dirceu e Genoíno - e os grupos de esquerda do partido. José Dirceu nao quer nem ouvir falar na possibilidade de lançamento de Lula a tanto tempo da eleiçao. 'Vamos apenas apresentar saídas para o país``, desconversa o presidente do partido. Genoíno sabe que o dilema vai rodar o PT e que nao será fácil respondê-lo. 'Esta talvez seja a decisao mais delicada que o partido terá que tomar na sua história, pela força que Lula tem``, antevê. 'O partido está numa tensao interna grande por causa do congresso``, reconhece ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;