Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Febre amarela é alerta para viajantes


Luciana Yamashita
Especial para o Diário

10/01/2008 | 07:03


Os três casos de morte por suspeita de febre amarela ocorridos na última semana no País deixaram o alerta para quem viaja para áreas consideradas de risco. Não há registros da doença no Grande ABC e, em São Paulo, os últimos dois casos ocorreram em 2000. Mas a preocupação se espalhou.

Dois homens morreram em Brasília com sintomas da doença. Há também o registro de outro falecimento possivelmente provocado pela febre amarela, em Goiás.

A vacina contra a doença é gratuita e deve ser tomada 10 dias antes de se viajar para áreas de risco (veja relação de postos ao lado). Esse é o tempo necessário para que o organismo adquira os anticorpos.

Nas rodoviárias da região, não há postos de vacinação. Em São Paulo, os terminais Barra Funda e Tietê mantêm o serviço. O professor Arnaldo Carreto, 32 anos, morador do Grande ABC, vai para Minas Gerais. “É bom prevenir e ter cuidado. Vou procurar um posto de saúde”, disse.

A febre amarela é uma doença causada por vírus e transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. É de alta letalidade e ataca o fígado e o rim. Em 2007, dos seis casos registrados, cinco resultaram em morte. Geralmente, a transmissão ocorre em regiões de matas. Desde 1942, não há registros em zonas urbanas.

BRASIL

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou ontem que a possibilidade de epidemia de febre amarela está descartada no Brasil. E que o Ministério tem capacidade para atender a demanda de fornecimento de vacinas.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Gerson Penna, informou que não pretende fazer barreiras nem instalar postos de vacinação em estradas, já que a vacina demora 10 dias para fazer efeito e não adiantaria vacinar quem está em trânsito.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;