Turismo Titulo Bike
Escolha sua companheira
Eliane de Souza
Especial para o Diário
23/02/2012 | 07:04
Compartilhar notícia


A bicicleta ideal é a primeira grande escolha a ser considerada em uma viagem. Assim como roupas, há uma indicada para cada tamanho de ciclista e para cada situação. As curingas são as bicicletas mountain bike, que variam de 21 a 27 marchas. Em cidades como São Paulo, onde as ruas são esburacadas e com topografia nada plana, é a bicicleta ideal, como indica o presidente do Sampa Bikers. "Para isso podem ser feitos alguns ajustes como troca de pneus, colocando os mais indicados para asfalto, e mexendo na parte do guidão, pondo algo mais confortável para passeios."

Alguns acessórios e adaptações podem transformar aquela bike utilizada apenas em fins de semana em uma ótima companheira de aventuras.

Entre os itens imprescindíveis, Eliana Garcia recomenda um odômetro (contador de distâncias), bagageiro e alforje (mochila para bicicletas) traseiros, porta-caramanholas (garrafa d'água) e espelho retrovisor.

Um odômetro simples, somente com funções básicas como medir velocidade, distância total e parcial, já é mais do que suficiente. Os bagageiros acomodam quantidade enorme de itens, que nunca seria possível carregar nas costas.

BAGAGEIRO

Quanto ao desenho do bagageiro traseiro, os melhores modelos são os que não permitem a entrada dos alforjes na roda, sendo mais amplos na parte posterior.

Os alforjes são essenciais para que o peso seja colocado mais próximo ao chão e não sobre o bagageiro, o que deixa a bicicleta completamente instável. Quanto ao formato, não podem ser muito largos, porque desestabilizam a bicicleta. Os alforjes traseiros não podem ser muito longos, para não baterem nos calcanhares nem entrarem na roda.

Eliana Garcia explica que a fixação no bagageiro deve ser o mais simples possível, para facilitar carregar e descarregar a bicicleta. Para proteger os alforjes da terra e da chuva, as capinhas de náilon são bem práticas.

As caramanholas são essenciais para ajudar a manter a hidratação. Leve no mínimo duas, instaladas no centro do quadro, para não ter preguiça de beber água. O espelho retrovisor, além de obrigatório por lei, é realmente importante, já que nem sempre é possível escutar os carros vindo pela estrada.

Os firma-pés, ou pedaleiras, podem ser usados sem problemas, pois aumentam o rendimento e ajudam a manter uma pedalada mais solta e redonda.

CALÇADO

Antes de sair de viagem, teste se o calçado que vai utilizar se encaixa com folga na pedaleira. Caso contrário, pode causar dores e dormência nos pés. O uso de sapatilhas tem o enorme inconveniente de não permitir a utilização de outro calçado para pedalar. Perde-se muito em versatilidade, já que a sapatilha não é confortável para ser utilizada como tênis comum.

ILUMINAÇÃO

Um farol e uma luz traseira vermelha são importantíssimos, mesmo que a intenção não seja pedalar à noite. O farol é um equipamento de segurança que não é substituível por lanternas de mão ou de cabeça. Ele não trepida, pois vai preso ao suporte do guidão, e ainda pode ser utilizado como lanterna. Uma capa de gel para o selim não chega a fazer tanta diferença, mas ajuda um pouco, além de proteger o assento.

TRANSPORTE

A bolsa para transporte de bicicleta vale muito a pena quando você for realizar trechos da viagem de ônibus ou avião. Ela protege a bicicleta e diminui os problemas para embarque em ônibus e metrôs. É importante que seja leve, pois durante a viagem de bicicleta será praticamente um peso morto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;