Turismo Titulo Dicas
Prepare-se para a aventura
Eliane de Souza
Especial para o Diário
23/02/2012 | 07:03
Compartilhar notícia
Divulgação


À primeira vista, parece simples apenas montar no selim e pedalar. Mas desbravar estradas, trilhas, praias e montanhas exige não só equilíbrio como também muito esforço físico e a necessidade de encontrar o ritmo ideal. A não ser que o candidato a aventureiro seja um pagador de promessas, passeios de mountain bike devem ser sinônimo de prazer e têm de deixar vontade de voltar.

O presidente do Sampa Bikers dá a dica para os iniciantes: "Como os passeios guiados não excedem, geralmente, os 35 quilômetros, prepare-se tendo esta distância como meta. Faça passeios semanais, aumentando gradualmente a extensão a ser percorrida, até que se sinta capaz de cumprir o percurso de forma confortável, sem grande esforço. Em vez de tentar cumprir a distância em tempo recorde, concentre-se antes em encontrar o seu ritmo de pedalada, aquele que permitirá percorrer o trajeto com o mínimo esforço", explica Paulo de Tarso.

MANUTENÇÃO

A bicicleta também precisa de atenção antes da partida. Não deixe de fazer uma vistoria em busca de problemas ou indícios. Lubrifique a corrente, os cabos e outras peças móveis como cubos, o eixo do movimento central e os eixos dos pedais. Isso contribui para o melhor desempenho da bicicleta e maior conforto do ciclista. Devem ser verificados o aperto dos parafusos, a regulagem das mudanças de marchas e o estado dos freios e respectivas sapatas. Não esqueça também dos pneus e das câmaras de ar.

Em relação à bagagem, Eliana Garcia, presidente do Clube do Cicloturismo, explica que a regra geral é de que quanto mais autossuficiente o ciclista estiver durante uma viagem, mais peso terá de carregar e menos dinheiro precisará gastar. "Levando comida e equipamento para acampar, o ciclista carrega mais peso. Em compensação, economiza com hotéis, restaurantes e ainda fica mais livre para rodar a quilometragem que quiser sem ter de obrigatoriamente alcançar um local com um mínimo de estrutura turística. Por outro lado, com menos peso é possível rodar uma quilometragem maior por dia. É questão de adaptar seu estilo de viagem, seu ritmo de pedalar e estudar bem o roteiro para fazer sua escolha", detalha.

Como organizar a bagagem

ROUPAS

Camiseta, camiseta manga longa, camisa-calça (de brim e tactel), cinto, bermuda, short, meia, roupa íntima, roupa de banho, meias, lenço, moletom com capuz e capa de chuva.

PARA O FRIO

Casaco, ceroulas, luva, gorro e cachecol.

PROTEÇÃO SOLAR

Chapéu, boné, filtro solar, protetor labial, loção pós-sol, creme hidratante e óculos de sol./CWCW-30

CALÇADOS

Tênis, bota/palmilha, chinelo, sandália e papete.

HIGIENE PESSOAL

Escova de dente (duas), pasta de dente, fio dental, sabonete, xampu, condicionador, pente/escova, toalha comum, toalha ultra-absorvente, papel higiênico, lâmina de barbear, absorventes e cortador de unhas.

CARTEIRA

Documentos (inclusive passaporte), cópia da carteira de vacinação, cheques/cartão de banco, dinheiro, cartão telefônico, agenda de telefones, passagem e nota fiscal da bicicleta.

EQUIPAMENTOS

Máquina fotográfica (com cartão de memória, pilha/bateria extra), gravador (fita e pilha), lanterna (pilha), relógio, binóculo, bússola, GPS, canivete, apito, travesseiro inflável, capa de mochila, fitas e peças de reposição.

NA MOCHILA

Isqueiro, fósforos, cantil/garrafa, cloro, sacos plásticos, livro, mapas, guia rodoviário, caderneta e caneta, selo e envelope, vitamina C, chiclete, repelente, baralho, sabão e escova

KIT MACGYVER

Fita adesiva, silver tape (fita grossa), elásticos, tiras de câmara, pincel atômico, alfinetes de segurança (alfinete de fralda), araminhos (de embalagem de pão), barbante, agulha e linha, cordinhas.

Fonte: Clube do Cicloturismo do Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;