Turismo Titulo Mundo afora
Pedalando entre castelos
Eliane de Souza
Especial para o Diário
23/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O cicloturismo é forte principalmente na Europa. Praticantes experientes elegeram a Alemanha como o melhor destino do mundo para pedalar por conta da imensa quantidade de ciclovias e estradas bem sinalizadas com mapas, paisagens de perder o fôlego e povo hospitaleiro.

Um dos roteiros preferidos de Paulo de Tarso, do Sampa Bikers, é a Via Claudia Augusta. A rota foi importante estrada romana, construída no século 15 a.C. com objetivo de ligar Roma às províncias do Norte da Europa. Atravessando os Alpes, o caminho corta Alemanha, Áustria, Suíça e Itália. A viagem dura seis dias com aproximadamente 250 quilômetros de percurso, a maior parte por ciclovias e alguns trechos de terra.

Outra experiência cênica é a Rota de Napoleão, estrada turística inaugurada em julho de 1932 que leva da Riviera francesa até o Sul dos Pré-Alpes em trajeto de mais de 300 quilômetros. A viagem começa por Castellane, passando pelo Chateau de Taulane, St-Vallier-de-Theye e finalizando na cidade de Grasse, que tem longa tradição em fragrâncias. Vale visitar o Museu do Perfume e fazer compras na região antes de seguir caminho.

De magrela no deserto

Quem faz questão de conhecer a América do Sul a fundo vai se encantar com o Deserto do Atacama, um destino tão desafiador quanto compensador. Mas some ao esforço das pedaladas as temperaturas extremas, o ambiente mais árido do mundo e os males de altitude.

O passeio explorado pelo Clube do Cicloturismo abrange o Norte do Chile e o altiplano da Bolívia. Além do próprio Salar de Uyuni, que é o maior depósito de sal do planeta, com área superior a 10 mil quilômetros quadrados cobertos por uma espessa e plana camada de sal, pedala-se em meio a lagos de diversas cores habitados por várias espécies de flamingos, contornando vulcões, passando por gêiseres, fontes de águas termais e formações rochosas tão bizarras quanto inexplicáveis, sem contar o colorido único da Cordilheira dos Andes.

O trajeto parte de Calama, cidade mineira localizada no Norte do Chile, subindo gradativamente até entrar na Bolívia pelo posto fronteiriço de Ollagüe e Avaroa. Daí, são mais alguns dias de aclimatação em terreno plano a cerca de 3.600 metros de altitude antes de encarar a parte mais desgastante da viagem, de Chiguana até Laguna Verde, atravessando longos trechos de areia e caminhos em péssimas condições. Como prêmio, além do belíssimo cenário, uma descida contínua em pista asfaltada, que baixa de altitude de 4.500 metros para até 2.500 metros em pouco mais de 30 quilômetros, chegando à cidade chilena de San Pedro de Atacama. Os mais de 700 quilômetros são percorridos em 15 dias de pedaladas.

DE BIKE NA WEB

CAMINHO DA FÉ

Roteiro de mais de 400 quilômetros para turismo ou peregrinação a pé ou de bicicleta gerido pela Associação dos Amigos do Caminho da Fé. Site: www.caminhodafe.com.br.

VALE EUROPEU DE CICLOTURISMO

Primeiro circuito totalmente planejado para o cicloturismo no Brasil. Site: www circuitovaleeuropeu.com.br

CIRCUITO COSTA VERDE E MAR

Planejado para cicloturismo, percorre o interior e o litoral de Santa Catarina. Site www.costaverdemar.com.br/cicloturismo

CIRCUITO ACOLHIDA NA COLÔNIA

Reúne propriedades agroecológicas que fornecem hospedagem e alimentação orgânica para o cicloturista. Site: www.acolhida.com.br/cicloturismo.

CLUBE DE CICLOTURISMO DO BRASIL

Organização que congrega cicloturistas e organiza o Encontro Nacional de Cicloturismo disponibilizando serviços e informações variadas. O clube possui a maior lista de discussão da internet sobre a prática no Brasil. Site: www.clubedecicloturismo.com.br.

CAMINHOS DO SERTÃO CICLOTURISMO

Empresa pioneira em planejamento e operação de roteiros de cicloturismo em Santa Catarina. Site www.caminhosdosertao.com.br.

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLOTURISMO E UTILIZADORES DE BICICLETA

Entidade com informações e suportes técnicos, calendário de atividades, seguro para ciclistas e outros serviços. Site www.fpcub.pt.

MOUNTAIN BIKE BH

Grupo de pedaladas de Belo Horizonte que se expandiu e tornou-se referência em cicloviagens. Site: www.mountainbikebh.com.br.

ONDE PEDALAR

Serviço on-line com informações de roteiros, dicas para iniciantes, lista de agências de cicloturismo e orientações mecânicas. Site: www.ondepedalar.com.br.

PEDAL

Serviço on-line contendo ativo fórum de discussão sobre viagens de bicicleta. Site: www.pedal.com.br.

PEDALANDO E EDUCANDO

Projeto educacional de volta ao mundo com bicicleta, acompanhado pela internet por diversas escolas, vivenciado por Argus Caruso Saturnino. Site: www.pedalandoeeducando.com.br.

SAMPA BIKERS

Criado em 1993 por grupo de ciclistas que pedalava por trilhas e estradas próximas de São Paulo. Organiza competições, palestras, passeios temáticos e cursos. Site www.sampabikers.com.br.

WALTER MAGALHÃES

Site do aventureiro que pedalou em várias partes do mundo e ministra palestras motivacionais. Site: www.waltermagalhaes.com.

CLUBE DE CICLISTAS DA ALEMANHA

Reúne um dos maiores contingentes de cicloturistas no mundo. Site: www.adfc.de.

VIAS VERDES

Projeto espanhol que converte ferrovias desativadas em vias para cicloturismo e caminhadas. Site: www.viasverdes.com.

CLUBE DE CICLISTAS DA INGLATERRA

O mais antigo do mundo, criado em 1878. Site www.ctc.org.uk.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;