Nacional Titulo
Rebeliao termina com dois presos mortos na BA
Do Diário do Grande ABC
04/11/1999 | 16:28
Compartilhar notícia


Terminou com dois mortos e três feridos, na manha desta quinta-feira, a rebeliao dos 550 detentos da Presídio Regional de Feira de Santana, a 108 quilômetros da capital baiana. O delegado especial Waldir Barbosa conseguiu convencer os líderes do movimento a libertar os reféns e se entregar com a promessa de estudar as reivindicaçoes, principalmente a revisao dos processos.

Os presos rebelaram-se no início da manha de quarta-feira (3), quando um grupo armado de estiletes e facas invadiu a cozinha, tomando como reféns José Antonio da Silva, Izael Nunes, Antonio de Jesus, Diomário Santos e Natalício da Conceiçao, funcionários da empresa Lemos Passos Refeiçoes Industriais, que fornece a alimentaçao do presídio. Os detentos reivindicavam, além da revisao das penas, melhor tratamento e a nao-construçao de um muro no pátio interno do presídio para dar mais segurança. Em minutos, o local foi cercado por cem policiais e os delegados iniciaram as negociaçoes. No início da noite, os líderes da rebeliao aceitaram soltar o refém Natalício que estava se sentindo mal, em troca do restabelecimento do fornecimento de energia, que havia sido cortada. Eles conseguiram falar, através do celular, de um dos reféns, com o juiz de Execuçoes Penais de Feira de Santana, Paulo Sérgio Oliveira quando reforçaram suas reivindicaçoes.

Na madrugada, os líderes começaram a se desentender porque um grupo defendia a libertaçao dos reféns. A briga resultou na morte dos presos Marivaldo Alves de Souza e Alberto Carvalho. Outros sete, três dos quais feridos, conseguiram fugir do pavilhao controlado pelos rebelados para nao serem mortos.

Foram levados para o Hospital Clériston Andrade de Feira de Santana, medicados e depois transferidos para a delegacia da cidade.

Pela manha, o experiente delegado Waldir Barbosa chegou à cidade para negociar e, sem disparar um tiro, conseguiu convencer os líderes da rebeliao a encerrar o movimento. "Vamos analisar as reivindicaçoes", disse ter prometido aos detentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;