Nacional Titulo
Desmatamento amazônico cai 20% em junho, indica Inpe
29/07/2008 | 09:09
Compartilhar notícia
Agência Brasil


O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) confirmou nesta terça-feira dados apresentados na segunda-feira pelo Ministério do Meio Ambiente que apontam queda de 20% no desmatamento na Amazônia Legal em junho em relação ao mês de maio. Foram 870 km² devastados em junho, contra 1.096 km² no mês anterior. Os dados do sistema de satélites Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) divulgados hoje são ainda mais significativos porque no mês de junho os satélites puderam avaliar 72% da área total da Amazônia já que a cobertura de nuvens - que normalmente atrapalha a observação - foi de 28%.

Em junho, o Estado do Mato Grosso apresentou redução de 70% quando comparado ao mês de maio. Do total de desmatamento detectado em junho, 197 km² foram verificados no Mato Grosso, contra 646 km² no mês anterior. Já o Estado do Pará apresentou aumento de 91% na devastação - 499 km² em junho ante 262 km² em maio.

Este acréscimo no Pará pode ser explicado, segundo o Inpe, pela maior capacidade de observação neste mês - enquanto em maio apenas 41% do Pará pôde ser visto pelos satélites, em junho a observação aumentou para 75% da área do Estado. Os demais Estados da Amazônia Legal apresentaram desmatamento pouco significativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;