Internacional Titulo
Veteranos do Vietnã apresentam menos traumas que o esperado
Da AFP
18/08/2006 | 19:05
Compartilhar notícia


Os veteranos americanos que lutaram na guerra do Vietnã sofrem menos traumas relacionados com suas experiências em combate do que se supunha, afirma um estudo divulgado nesta sexta-feira.

Publicado na revista científica americana Science, o informe conclui que um em cada cinco soldados sofreu estresse pós-traumático, uma proporção menor do que se acreditava e que situava em um em cada três o número de afetados, com base num estudo semelhante realizado em 1988.

"O que se aprendeu, e o que ainda se pode aprender, do estresse pós-traumático dos veteranos do Vietnã, poderá ser aplicado à compreensão dos riscos psicológicos dos veteranos da guerra do Iraque", afirma a revista.

"Existem semelhanças entre o Vietnã de então e o Iraque de hoje. Ambas são guerras sem frentes, nas quais com freqüência é difícil diferenciar os civis pacíficos dos inimigos", acrescenta.

Mais de 30 anos depois do fim da guerra, o estudo afirma que apenas 9% dos veteranos do Vietnã ainda apresentam conseqüências psicológicas de sua experiência em combate.

A imensa maioria dos que sofreram estresse pós-traumático estavam em situações em que sua vida esteve ameaçada.

A visão da morte de camaradas é outro dos motivos mais citados como causadores deste tipo de desordem.

O estudo foi elaborado por cientistas do Instituto psiquiátrico do estado de Nova York, da Universidade de Colúmbia, do Centro Médico e hospital universitário de Brookdale, situado no bairro nova-iorquino de Brooklyn, assim como das universidades de Harvard e Boston.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;