Internacional Titulo
Governo alemao aprova entrada de mulheres no exército
Do Diário do Grande ABC
07/06/2000 | 14:00
Compartilhar notícia


O governo alemao aprovou, nesta quarta-feira, a modificaçao das leis militares do país o que permitirá a entrada de mulheres no exército a partir do próximo ano. A reforma ainda deverá passar pelo Parlamento antes de entrar em vigor.

No mês de janeiro, o tribunal de Luxemburgo sentenciou que o exército alemao deveria admitir mulheres nas atividades que exigem o uso de armas, já que elas estavam limitadas a prestar serviços relativos à saúde ou fazer parte das bandas de música. O tribunal europeu considerou que proibir o trabalho das mulheres com armas exército feria o princípio de igualdade.

Como resposta à sentença, o governo social-democrata abriu todas as seçoes das forças armadas para as mulheres que poderiam solicitar a entrada de forma voluntária e seriam recrutadas em funçao das suas atitudes e da necessidade de pessoal.

A discussao agora está centrada em uma eventual mudança da Constituiçao, que especifica no artigo 12 que em nenhum caso a mulher poderia prestar serviços armados. Os representantes do governo negaram que a reforma seria necessária, por outro lado, representantes de outras formaçoes apóiam a necessidade da mudança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;