Economia Titulo
Self-service de perfumes chega à regiao
Walter Wiegratz
Da Redaçao
16/10/1999 | 18:30
Compartilhar notícia


A Adega Perfumada abre as suas portas na Galeria Atlântida, em Santo André, para oferecer aos consumidores a comodidade de um serviço self-service de perfumes, que permite a escolha de fragrâncias e frascos de acordo com o faro e o bolso do freguês.

É isso mesmo. Segundo a franqueada Adriana Lopes, ao entrar na loja, a pessoa estará à vontade para escolher entre as 32 fragrâncias de colônias que a Adega Perfumada possui, com o atrativo de poder eleger também o tamanho do frasco - que varia de 10 ml a 65 ml- entre os 15 tipos nacionais ou importados que estao à venda. Tampas coloridas e com spray também estao disponíveis.

Embora tenha duas vendedoras, é o cliente quem testa a fragrância e se serve da que preferir em um dos 32 tonéis de um litro que a loja possui.

"As vendedoras apenas tiram dúvidas eventuais dos consumidores, que poderao escolher à vontade o seu perfume", disse Adriana. Faz parte do mobiliário da loja um confortável sofá, que garante a comodidade do cliente, enquanto este examina o catálogo da loja com informaçoes detalhadas sobre as variadas fragrâncias.

Um detalhe que o bolso vai farejar é o preço. Um frasco de colônia com 10 ml sai por R$ 4,20. Já o vidro com 60 ml pode ser adquirido por até R$ 27.

Algumas das fragrâncias cítricas, amadeiradas, florais e secas assemelham-se muito aos perfumes de grife que estao no mercado, garante Adriana, que, no entanto, nao revela quais seriam perfumes semelhantes. "Prefiro nao dizer, mas é só vir aqui e cheirar para saber", convida a lojista.

Dentro do esquema de auto-serviço, o cliente da Adega Perfumada que for cativado pelas essências disponíveis poderá reaproveitar os frascos. "Eu dou um frasco novo e o consumidor só paga o valor da colônia", diz Adriana. Como o mililitro de colônia custa R$ 0,30, o cliente compra a quantidade que desejar.

A clientela ganhará pequenos sabonetes com motivos diversos. A loja também vai comercializar 10 cores de batons, marca Adega Perfumada, ao preço unitário de R$ 7.

Adriana conta que se deparou com a paranaense Adega Perfumada há cerca de dez anos, quando atuava como revendedora da marca. Em 1997, durante uma feira de franchising, ela conheceu o sistema de franquias da rede, que já conta com cerca de 100 unidades espalhadas pelo país. Sua loja é a primeira do Grande ABC. Ela é a franqueada escolhida para desenvolver a franquia na regiao. A Adega Perfumada é a pioneira no país a comercializar perfumes no esquema de self-service.

A empresária, que até entao trabalhava em uma agência de empregos, disse que investiu R$ 23 mil para equipar a loja, e nao se considera apressada para colher resultados. "Vou testar a receptividade do self-service no dia-a-dia, afinal, a venda de perfume em porçoes é uma novidade, mas acredito que o atendimento diferenciado e personalizado será o nosso trunfo. Nao espero uma lucratividade rápida, sou paciente."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;