Política Titulo
Só um envolvido em desvio da Sudam continua preso
Do Diário OnLine
17/02/2002 | 17:14
Compartilhar notícia


Dos seis detidos neste sábado por desvio de verbas da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) apenas um continua na cadeia, e por pouco tempo. O empresário Reginaldo Pereira Galvão deve ser solto ainda neste domingo. No final da tarde, o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF), Tourinho Neto, concedeu habeas corpus a favor do empresário.

Na noite de sábado, junto com o ex-senador Jader Barbalho, foram libertados o ex-superintendente da Sudam José Arthur Guedes Tourinho e a contadora Maria Auxiliadora Martins. Na manhã deste domingo, foi a vez do empresário José Soares Sobrinho deixar a carceragem da Polícia Federal em Palmas.

O habeas corpus que resultou na libertação de Sobrinho favoreceu outras duas pessoas envolvidas nos desvios da Sudam: Sebastião José Soares e Romildo Onofre Soares, já libertados.

Os três empresários que foram beneficiados pelo habeas-corpus estão entre os maiores fraudadores da Sudam, acusados de terem sido responsáveis pelo desvio de R$ 30 milhões em nove projetos fraudulentos.

Ao sair da cadeia, José Soares Sobrinho afirmou que foi detido por razões políticas e que nunca desviou dinheiro da Sudam para fazer caixa de campanha, acusação que pesa sobre ele.

Segundo informações do TRF-DF, Tourinho Neto está analisando pedido de habeas corpus para duas pessoas envolvidas no escândalo da Sudam.

Dos 11 suspeitos que tiveram prisão preventiva decretada nesta sexta, apenas Reginaldo Pinto da Silva, dono de um escritório de consultoria acusado de emitir notas falsas, não entrou com pedido de habeas corpus.

Reação- Após deixar a Sede da Polícia Federal em Tocantins, onde passou a tarde preso, Jader declarou que foi vítima de “uma violência política feita, lamentavelmente, com o respaldo da lei”. O ex-presidente do Senado reclamou da 2ª Vara da Justiça Federal de Tocantins, que decretou sua prisão. “Houve um tempo em que a violência era praticada pela ditadura. Hoje ela é praticada pela Justiça Federal do Tocantins em plena democracia".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;