Política Titulo
CPI do Judiciário é instalada no Senado
Do Diário do Grande ABC
08/04/1999 | 11:36
Compartilhar notícia


A CPI do Judiciário foi instalada na manha desta quinta-feira, no Senado, em uma cerimônia simples, sem a presença de autoridades externas e com a presença de menos de 20 senadores na sala de sessoes. O presidente do Congresso e autor do requerimento de criaçao da CPI, senador Antonio Carlos Magalhaes (PFL-BVA), comandou o evento.

ACM citou dados da pesquisa Vox Populi, que apontou que 87% da populaçao que sabia da intençao de criar esta CPI aprovava sua instalaçao.

O presidente da comissao, senador Ramez Tebet (PMDB-RS), disse que a CPI nao pode ter receio de um possível conflito entre os poderes, "pois ela nao nasceu para brigar, nasceu para construir". O senador se referiu a declaraçoes do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Celso de Mello, publicadas nesta quinta na imprensa, segundo as quais a CPI nao é um poder inquisitorial, mas vai investigar fatos determinados que serao apurados com toda a clareza. Tebet disse concordar com as "sábias" palavras de Mello e afirmou que a prioridade do Congresso é aprovar as reformas política, tributária e, também, a do Poder Judiciário.

A sessao aberta foi encerrada por volta das 11h30 e neste momento seus representantes estao reunidos em uma sala fechada para definir o roteiro de trabalho.

O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) disse, durante a instalaçao da CPI, que se a comissao pelo menos der contribuiçoes à reforma do Judiciário já estará cumprindo uma "grande tarefa". Dutra, em tom de brincadeira, comentou o fato de o relator da CPI, senador Paulo Souto ser geólogo como ele, o que facilitará o mapeamento do Judiciário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;