Cultura & Lazer Titulo
Ballet Ruslan dança com programa variado
Mauro Fernando
Da Redaçao
03/07/2000 | 19:21
Compartilhar notícia


  O Ballet Ruslan, de Santo André, invade nesta terça o Teatro Municipal de Santo André, às 20h30, para mostrar diversas coreografias. No programa estao trabalhos de Helena Gawriljuk Masotti, Ruslan Gawriljuk, Michael Fokine, Mariluce Rossi, Ana Bottoso e Mayra Hutterer e André Galiza.

A primeira peça do programa, clássica, é fundamentada no primeiro movimento (Modinha) e no segundo (Maracatu) do Concerto para Piano e Orquestra, Opus 105 nº 2, Formas Brasileiras, do compositor alagoano Hekel Tavares. O corpo de baile foi coreografado por Helena e Ruslan.

O número seguinte é Valsa Concerto nº 1, música de Alexandre Glazunov (1865-1936) que recebeu coreografia de Ruslan Gawriljuk. "A valsa foi idealizada no estilo de Richard Strauss (1864-1949), com aspecto de forma de dança e modelo de Piotr Tchaikovski (1840-1893)", explica Ruslan.

Um pas de deux apresentará quatro trechos de Carmen, ópera do francês Georges Bizet (1838-1875), que sintetizam a história. Os solistas sao Graziella Freitas e André Galiza. A coreografia é de Ruslan e o solo de Don José, de Roland Petit.

A Morte do Cisne, de Camille Saint-Saëns (1835-1921), é uma coreografia de Fokine, que a criou especialmente para a lendária bailarina Ana Pavlova. Marlene Garcez (teclado) e Ruslan (violino) apresentam-se ao vivo. "É um balé de muita expressao", diz Ruslan. Liris Costa foi convidada para o número.

Os solistas Mayra e Galiza dançam O Fantasma da Opera, de Frank Lloyd Weber. Ambos sao recém-formados pelo Ballet Ruslan. "É a primeira apresentaçao profissional dos dois, que coreografaram o número com grande criatividade", relata Ruslan.

Planeta Terra é a primeira peça contemporânea do programa. No elenco estao alunos de 6 a 13 anos do Ballet Ruslan. A colagem musical, coreografada por Helena e Mariluce, tem como tema a ecologia. "O balé exprime a luta da vegetaçao contra a poluiçao, do bem contra o mal", afirma o bailarino.

Também contemporâneo, Incomunicáveis é o trabalho de Bottoso que representará Santo André nesta segunda à noite, no Mapa Cultural de Sao Paulo. A colagem musical, na qual foi inserida até mesmo uma cançao do ex-tita Arnaldo Antunes, tem no elenco o corpo de baile.

A companhia se instalou em Santo André há 43 anos. "É a primeira escola andreense", afirma Ruslan. A ênfase do ensino está no clássico. "Quem dança o clássico dança qualquer coisa", diz Ruslan.

Ballet Ruslan - Dança. Terça, às 20h30. No Teatro Municipal de Santo André - Paço Municipal, s/nº, Santo André. Tel.: 411-0789. Ing.: R$ 7.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;