Internacional Titulo
Países lançam mercado monetário islâmico
Do Diário do Grande ABC
31/08/2000 | 10:27
Compartilhar notícia


Brunei, Bahrein, Indonésia e Malásia se unirao em um Mercado Monetário Internacional Islâmico (MMII) a partir de outubro, informou o Governo de Brunei nesta quinta-feira.

O vice-ministro de Finanças de Brunei, Selamat Munap, assinalou que o Centro Financeiro Internacional de Brunei, recentemente inaugurado, cooperará com os Bancos Centrais dos outros três países muçulmanos para lançar o MMII.

``Agora há certo acordo de princípio entre as respectivas autoridades para centralizar-se em tarefas específicas sobre a criaçao do MMII', assinalou Selamat.

Um grupo de trabalho formado por representantes de bancos centrais e islâmicos provenientes dos países comprometidos no projeto se reuniram terça e quarta-feira para esclarecer os detalhes.

Selamat anunciou que o Banco Central da Malásia e o da Indonésia se centralizarao no desenvolvimento dos produtos, enquanto a Autoridade Monetária de Bahrein trabalhará no desenvolvimento do sistema.

``Essas autoridades se ocuparao igualmente de recrutar especialistas na charia (lei islâmica) de várias regioes para ajudá-las a definir instrumentos de liquidez que cumpram a lei', assegurou o representante de Brunei.

Os especialistas debaterao igualmente a criaçao de uma agência de qualificaçao financeira islâmica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;