Turismo Titulo
Adrenalina para
todas as idades
Francisco LacerdaEnviado a Brotas
10/03/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


Se você é daqueles que acham que Brotas é só para aventureiros radicais, esqueça. A cidade, já há muito, é referência para turismo de aventura. Mas sua geografia privilegiada e riquezas naturais, principalmente o Rio Jacaré-Pepira, também têm atraído público com outros tipos de perfil.Hoje, a infraestrutura da cidade a credencia a receber famílias inteiras em busca de diversão. Crianças, adultos e idosos - ou "jovens de espírito", como sugere o alpinista francês Jean-Claude Razel, um dos pioneiros do segmento no local - que buscam segurança e qualidade em atividades de aventura encontram no município muitas opções de lazer.

Localizada na região central do Estado de São Paulo - próximo às cidades de São Carlos, Piracicaba, Rio Claro e Jaú -, Brotas, a pouco mais de 250 quilômetros do Grande ABC ou cerca de três horas de carro, é destino de referência para adrenalina e natureza, e carrega o status de capital brasileira do turismo de aventura.

Com população de pouco mais de 22 mil habitantes e cerca de 170 mil visitantes por ano, é local ideal para as diversas modalidades esportivas.

Cortando a cidade, o Rio Jacaré-Pepira é a vedete. É nele e sobre ele que são praticados esportes de aventura como rafting (duas horas descendo o rio com corredeiras, remansos e quedas d'água, incluindo uma com cerca de quatro metros de altura, em botes de até seis pessoas); minirafting (rafting em percurso mais curto); rafting noturno (mesmo trecho do rafting diurno, só que à noite, com lua cheia e luzes químicas para ajudar a iluminar); boia-cross (descida em boias individuais em percurso de quatro quilômetros); canionismo (duas descidas de rapel nas cachoeiras São Sebastião, com 25 metros, e Jacaré, com 30); tirolesa (deslocamentos através de roldanas em cabo de aço aéreo entre dois pontos); verticália-arvorismo (percurso de arvorismo com 35 obstáculos aéreos); rapel (descida em paredão com 15 metros de altura com saída de um deck), voo do falcão (circuito de seis tirolesas, totalizando 1.240 metros) e KR 9 (descida do rio em bote inflável para até três pessoas).

Cavalgada, quadriciclo, verticália, banho de cachoeira, visitas a nascentes de rios e ao cinema restaurado pelo cantor sertanejo Daniel também são boas opções nessa tranquila cidade do Interior, que tem, ainda, o charme de não possuir semáforos nem prédios.

Marcos Roberto da Silva, o Murissoca (com dois ‘Ss' mesmo), 26 anos, é condutor de embarcação há nove e se diz satisfeito com o acolhedor município. "Meu pai comprou casa aqui (em Brotas). Eu morava em São Caetano e um dia vim passear. Gostei e fui ficando. Fiz estágio, fui me aperfeiçoando e as portas foram se abrindo. Nunca mais quis sair daqui", revela o condutor, piadista nas horas vagas.

"Trabalhei 40 anos na Rota dos Restaurantes, no (bairro) Demarchi, em São Bernardo. Há oito anos vim para cá (Brotas) procurar sossego e não quero mais voltar", conta Edson Benedito Rossi, 52 anos, outro ex-morador do Grande ABC e atualmente garçom em sofisticado bar no centro da cidade.

As belezas naturais da Mata Atlântica, o relevo propício e o sinuoso e desnivelado Rio Jacaré-Pepira convidam para as práticas do ecoturismo e do turismo de aventura o ano todo, em qualquer estação.

"Em Brotas, todas as estações do ano são boas para o turismo. No verão, o rio fica mais alto, com corredeiras imponentes, e a alta temperatura torna o ambiente convidativo para as atividades aquáticas e para os banhos de cachoeira", afirma Vivian da Cunha, diretora da Alaya Expedições, agência especializada no segmento de maior atuação na cidade.

Mesmo em outras estações, com ou sem a ilustre presença do astro-rei, são garantidas atrações esportivas no mais importante cartão-postal do lugar. "No inverno, os dias azuis e agradáveis são ideais para a prática de atividades. Nessa estação o nível do rio fica mais baixo, tornando as corredeiras mais tranquilas", completa Vivian.

 

O jornalista viajou a convite da Alaya Expedições




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;