Automóveis Titulo
Emoção segura
Wagner Oliveira
Enviado a Vinhedo (SP)
09/03/2011 | 07:24
Compartilhar notícia
Divulgação


Sob comando do capital chinês, a Volvo Cars decidiu apostar para valer no mercado brasileiro. A marca sueca acaba de apresentar a nova geração do S60, sedã com linhas de cupê que chega para disputar vendas de igual para igual com outras marcas premium. Seu diferencial está no recheado pacote tecnológico voltado para a segurança - sempre o foco da Volvo.

A Volvo espera vender 1.000 unidades do sedã em 2011. A primeira versão a chegar ao País é a T6 3.0 Turbo, com o preço de R$ 169,9 mil.

Além de mais seguro, o S60 também expressa clara evolução no design e na esportividade - requisitos básicos para quem quer disputar com as tradicionais alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz.

Com linhas mais fluidas - que expressam movimento mesmo estando parado -, o novo S60 ficou mais bonito. A traseira alta e o teto rebaixado deram ao sedã aparência de cupê - proposta que não é pioneira, mas casou bem com o conjunto.

Internamente, o carro também é bem resolvido - outra característica da Volvo. Há bom espaço, principalmente para passageiros de trás.

Mas o S60 se destaca mesmo é por seu empenho na segurança. Os destaques são os sitemas capazes de detectar pedestres e parar o carro à velocidade de 35 km/h, identificar veículos no ponto cego e de manter distância segura de outros automóveis na estrada. Com isso, o S60 se aproxima do conceito do carro amigável.

A Volvo decidiu também oferecer no Brasil o Volvo on Call - recurso de comunicação computadorizada controlado via satélite que presta assistência ao proprietário do veículo 24 horas por dia, sete dias por semana. Em situações de emergência, o recurso solicita socorro médico mesmo que o motorista não tenha condições de acionar o sistema sozinho.

Todas essas tecnologias puderam ser testadas em um circuito preparado pela Volvo para os jornalistas, dentro do Hopi Hari, parque de diversões situado em Vinhedo (SP). Também pudemos acelerar o poderoso sedã pela rodovia dos Bandeirantes.

Foi na moderna estrada paulista que pôde ser avaliaco o sistema de controle avançado de estabilidade. Sensores identificam tendência de derrapagem e corrigem a trajetória. A tecnologia garante maior controle dinâmico, facilitando manobras mais rápidas e bruscas.

A nova geração do Volvo S60 chega ao mercado brasileiro com motor de 3 litros, o T6 Turbo, que desenvolve 304 cv de potência a 5.400 rpm e e 44,9 mkgf de torque a 4.500 rpm.

A motorização ‘conversa' bem com a caixa automática de seis marchas. A velocidade máxima do carro é de 250 km/h. O S60 faz de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.

Ainda no primeiro semestre, a Volvo Cars trará ao mercado brasileiro outras duas versões de motorização do S60, a T5 2.0 turbo de quatro cilindros, que entrega 240 cv de potência e 32,6 mkgf de torque, e a T4 1.6 turbo de 180 cv com 24,5 mkgf de torque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;