Economia Titulo
NY Times: desvalorizaçao parece uma medida parcial insatisfatória
Do Diário do Grande ABC
14/01/1999 | 12:17
Compartilhar notícia


Em editorial publicado nesta quinta-feira, o jornal New York Times comenta em tom de descrença as medidas econômicas adotadas ontem pelo governo brasileiro. "Passaram-se apenas dois meses desde que o Fundo Monetário Internacional negociou um pacote de empréstimo ao Brasil de US$ 41,5 bilhoes...mas nesse breve período a situaçao econômica do Brasil vem se deteriorando. Isso levou à desvalorizaçao de ontem de 8% em sua moeda, medida que afetou os mercados mundiais".

Prossegue o editorial: "Lamentavelmente, essa desvalorizaçao parece uma medida parcial insatisfatória. Poderia alarmar os brasileiros preocupados com a inflaçao, mas nao é suficiente para fazer baixar a moeda até um valor razoável". O jornal diz ainda que a medida poderá intensificar a recessao no Brasil em vez de contribuir para acabar com ela. "Uma recessao no Brasil, principal economia da América Latina, inevitavelmente prejudicará outros países da regiao".

"O Brasil tem uma história de hiperinflaçao, que terminou em grande parte mediante uma política que atrelou o valor do real ao dólar...Mas essa baixa permitida nao foi suficiente para refletir as realidades econômicas", diz o editorial. E acrescenta: "O Brasil ainda conta com grandes recursos para defender sua moeda ...Mas deve demonstrar que pode tratar de seus problemas fiscais. De outro modo, o FMI poderá ter que chegar à conclusao de que sua decisao de negociar um pacote de empréstimos ao país foi um erro e que continuar com isso seria desperdiçar fundos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;