Automóveis Titulo
Economia e autonomia
Anelisa Lopes
Enviada a Campinas
26/12/2006 | 19:24
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A partir de 1° de fevereiro do ano que vem, quem comprar uma Ford Ranger pode optar por equipar a picape com kit GNV com garantia de fábrica de dois anos.

O kit, desenvolvido pela White Martins-BRC, custa R$ 5.700 e inclui um cilindro de 25 m³ e mão-de-obra. Segundo a montadora, o cliente faz o pedido da instalação na concessionária e recebe o carro com o sistema GNV em até uma semana.

Somente as versões XLS cabine simples ou dupla e XLT dupla 4x2 com motor 2.3 a gasolina podem receber a novidade. O preço do modelo parte dos R$ 48.290 (XLS simples, sem o kit GNV).

Com gás, o propulsor 2.3, que passou por mudanças para oferecer mais resistência ao desgaste causado pelo GNV, desenvolve potência de 133 cv a 5.250 rpm e torque de 19,1 mkgf a 3.750 giros. Já com gasolina, são 150 cv e 21,8 mkgf, nas mesmas rotações.

O cilindro permite uma autonomia adicional de 225 km ao veículo. Como a partida do motor é sempre feita com gasolina, a montadora recomenda que o motorista deixe o veículo com 1/4 de gasolina no tanque.

O condutor pode decidir pelo gás ou pelo combustível derivado do petróleo a qualquer momento por meio de um botão no painel, que também traz um conjunto de quatro LEDs para apontar o volume de gás no cilindro. Quando o gás acaba, o sistema muda automaticamente para gasolina.

A perda de potência com a mudança de combustível é bem discreta. Em meio ao trânsito, a picape mostra disposição no desempenho com a troca constante de marchas.

Segundo a montadora, em comparação com os sistemas de 3ª geração, o kit da White Martins reduziu os “trancos” que um veículo equipado com GNV apresenta nas acelerações. A chegada do kit não trouxe mudanças de estilo nem de acabamento para a picape, ou seja, o exterior continua defasado, assim como a cabine, um tanto rústica.




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