Internacional Titulo
Bispo alemao ataca Kohl por omitir autores de doaçoes
Do Diário do Grande ABC
27/02/2000 | 18:40
Compartilhar notícia


A pressao sobre Helmut Kohl para que esclareça o que sabe sobre as doaçoes políticas ilegais passaram, neste domingo, da arena política para a religiosa, quando o bispo protestante de Berlim acusou Kohl de enfraquecer o país que se esforçou para unir.

"É palpável - sobretudo no leste (ex-comunista) da Alemanha - que os acontecimentos dos últimos meses representam um revés verdadeiramente sério, porque sao muitos os que estao se afastando da democracia", disse o bispo Wolfgang Huber, em uma entrevista ao diário Der Tagesspiegel.

Huber acusou o líder alemao de incorrer em `absolutismo' e de violar os valores básicos do "juramento de ofício de veracidade, confiabilidade e fidelidade", porque recebeu fundos políticos ilegais enquanto exercia suas funçoes, e por se negar revelar quem fez as doaçoes.

"A consciência democrática se baseia na convicçao de que todos sao iguais perante a lei", disse Huber. Ele destacou que Kohl e seu partido Democrata Cristao admitiram ter violado a lei de financiamento de campanhas políticas, que eles mesmos aprovaram quando estavam no poder.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;