Economia Titulo
Desemprego em SP volta a subir em fevereiro, diz Seade/Dieese
Do Diário OnLine
28/03/2007 | 14:45
Compartilhar notícia


Pelo segundo mês consecutivo, a taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo voltou a aumentar em fevereiro, atingindo 15,3% da PEA (População Economicamente Ativa), segundo números divulgados nesta quarta-feira pelo Seade/Dieese. Em janeiro, o índice estava em 14,4%.

Nas seis regiões metropolitanas pesquisadas - Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo -, a taxa subiu para 15,9% da PEA em fevereiro, contra 15,3% no mês anterior. Segundo a Seade/Dieese, o total de desempregados foi estimado em 3,05 milhões de pessoas, 116 mil a mais que em janeiro.

Em São Paulo, o contingente de desempregados foi estimado em 1,546 milhão de pessoas. A eliminação de 94 mil ocupações, simultaneamente à saída de quatro mil pessoas do mercado de trabalho, resultou no acréscimo de 90 mil pessoas ao total de desempregados.

O nível de ocupação na região metropolitana de São Paulo caiu 1,1%, em fevereiro, com o total em 8,56 milhão de pessoas, 94 mil a menos que no mês anterior. Entre os setores analisados, houve redução nos postos de trabalho na Indústria (87 mil), no agregado Outros Setores (35 mil) e nos Serviços (16 mil). O Comércio gerou 44 mil vagas.

Rendimentos - Entre dezembro de 2006 e janeiro de 2007, os rendimentos médios reais dos trabalhadores ocupados e assalariados tiveram queda de 1,4% e 1,2%, respectivamente, passando para R$ 1.113 e R$ 1.171.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;