Economia Titulo
Reunião do G20 em Washington trará decisões
Das Agências
26/10/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou neste sábado em Pequim que decisões serão tomadas durante a reunião do G20 em Washington, marcada para o dia 15 de novembro para discutir a crise financeira internacional.

"O que o primeiro-ministro chinês (Wen Jiabao) disse ilustra bem o estado de ânimo de nossos amigos da Ásia", declarou Sarkozy ao término da cúpula Acem (Ásia-Europa), realizada em Pequim.

"Antes da preparação desta cúpula (de Washington), todos eles indicaram sua vontade de que esta reunião seja conclusiva, que decisões sejam tomadas", continuou. "E todos compreenderam perfeitamente que não é possível se reunir apenas para falar. Decisões serão tomadas", concluiu o chefe de Estado francês e presidente em exercício da União Européia, um dos líderes mundiais que mais insistiu para que se organizasse o encontro na capital americana.

O premier Wen Jiabao havia afirmado neste sábado que a China assumirá um papel ativo na cúpula de Washington - sem informar, no entanto, quem representará seu país na reunião. "Nós tomaremos parte ativa na próxima cúpula financeira internacional que acontecerá em Washington DC", disse Wen à imprensa após a reunião da Acem, que reuniu mais de 40 países.

EXPECTATIVAS - A crise financeira deve se prolongar pelo menos por todo o ano de 2009, estimou o ministro das Finanças da Alemanha, Peer Steinbruck, em uma entrevista que será publicada no domingo pelo jornal Bild am Sonntag. "O risco de quebradeira está longe de ter terminado. Seria equivocado suspender o estado de alerta", estimou o ministro social-democrata. (das agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;