Política Titulo Procura-se
Aidan tem dificuldade para
encontrar líder de governo

Prefeito de Santo André sofre para achar um substituto
ao vereador Donizeti Pereira (PV) em pleno ano eleitoral

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
21/02/2012 | 07:54
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), sofre para encontrar substituto ao vereador Donizeti Pereira (PV) no posto de líder do governo na Câmara. Devido à proximidade do processo eleitoral e indefinição quanto ao rumo de cada legenda na composição, o petebista esbarra na escolha do sucessor. Prova disso se deu com o pedido ao verde para permanecer por mais 30 dias na condição de porta-voz do Paço, mesmo o parlamentar adiantando o interesse em largar o bastão.

Os vereadores veem impedimento em ocupar o posto, primordialmente em decorrência de o cenário eleitoral continuar em aberto na cidade. A maioria dos partidos de expressão no Legislativo, como PSB, PV e DEM, não garante 100% a composição com o governo. Outra questão apontada é a atribuição que, em especial, demanda tempo suficiente para ‘atrapalhar' na campanha de reeleição a uma vaga no Legislativo a partir de 2013. O impasse resulta em poucas opções aptas a atuar na função.

Interinamente no posto, a princípio até o dia 1º, com permissão do PV, Donizeti confirma que, devido ao partido não estar certo se dará apoio ao governo Aidan no pleito municipal, pretende deixar a liderança. O verde aceitou a condição de exercer o cargo e "não ficar permanente" pelo momento turbulento vivido na administração com a saída de Nilson Bonome da Secretaria de Gabinete e por conta do "debate morno" nas primeiras sessões do ano. "Tende a se acalorar mais adiante."

Donizeti admite que há resistência por ser ano eleitoral. "A dificuldade é muito mais política, problemas por conta da eleição", disse o vereador, ao exemplificar que cogitou-se o nome de Marcos Cortez (PSDB), mas paralisou com o projeto tucano de lançar candidatura própria com Paulinho Serra. Segundo ele, nos próximos meses a preocupação volta-se à campanha. "Sabe-se que o posto consome com outras coisas e nos embates sobe o nível. Se quer fazer boa defesa do governo demanda tempo. Por isso, para mim é complicado também assumir essa responsabilidade.

Mesmo dizendo desconhecer se há complicação para nomear outro nome ao posto, a vice-prefeita de Santo André, Dinah Zekcer (PTB), hoje na articulação na Casa, defende a permanência de Donizeti na liderança. "Não é por falta de qualidade. Ele exerceu de forma boa a função durante 2011 e não devia trocar. Depende dele mesmo, das circunstâncias do partido", afirmou a petebista, salientando que o cargo "dá trabalho por necessitar estar a par de todo movimento do Executivo" e pela questão de alguns vereadores atuarem em profissões fora.

Para o vereador Tiago Nogueira (PT), a situação demonstra a fragilidade do governo, baseado em relações políticas sem profundidade com os vereadores. "O Executivo articulou muito mal a ponto de aliados mostrarem descontentamento. Ninguém quer o ‘pepino' de defender o Paço."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;