Cultura & Lazer Titulo Música
Sonho de se aprimorar

Maestro Solielson Goethe busca apoio para participar de dois
cursos internacionais; ele precisaria desembolsar R$ 20,5 mil

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
21/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Momento de honra para o maestro andreense Solielson Goethe foi o convite recebido para participar de dois cursos internacionais. Além do 37th International Masterclass in Orchestra & Opera Conducting 2012, que será realizado entre 20 e 30 de abril na cidade de São Petersburgo, na Rússia, ele também poderá participar do Ópera Conducting Masterclass 2012, que acontecerá de 2 a 14 de abril em Bourgas, na Bulgária.

Mas para desfrutar de mais esses aprendizados, o regente e diretor artístico da Orquestra Philarmonica São Paulo - a qual fundou e idealizou em 2003 -, Goethe precisa desembolsar 9.000 euros (cerca de R$ 20,5 mil) referentes a gastos com passagens aéreas, hospedagens, translados locais, taxas de inscrição para os eventos e afins.

Ele revela que essas oportunidades não aparecem sempre. "Recebi esses convites por conta da repercussão do trabalho que realizo. Fiquei feliz e lisonjeado. São 25 anos de estudo e preparo e para mim é muito importante participar disso", afirma o maestro, que tem de confirmar participação nos eventos até a segunda semana de março.

Após comemorar o reconhecimento, o andreense precisa agora buscar patrocínio para viabilizar a viagem. Goethe já entrou em contato com o Ministério da Cultura - de quem espera obter resposta em breve -, com o Ministério do Exterior e também com a Embaixada do Brasil em Viena, cidade austríaca que organiza o curso na Bulgária.

Para ele, que além de apoio governamental também aceita recursos de empresas privadas, essa é oportunidade de extrema importância para sua carreira, pois além de valorizar muito mais seu trabalho, esses cursos lhe trarão mais bagagem e técnica. "Como profissional não posso perder a oportunidade e para o País também é importante. Poderemos fazer trabalhos melhores por aqui", diz.
Segundo Goethe, esse convite mostra que o Brasil não é berço de talentos futebolísticos apenas, mas de várias áreas culturais. O maestro acredita que com esses estudos, será possível "agitar esse gênero musical que é tão restrito no Brasil".
Quem quisser entrar em contato com o maestro pode lhe enviar e-mail para os endereços maestrogoethe@hotmail.com e maestro@opsp.com.br.

PREMIAÇÃO
Ex-regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem de São Bernardo, Goethe recebeu em novembro o Prêmio Proin, troféu que presta homenagem a integrantes da sociedade que se destacaram em seus segmentos de atuação, com ênfase ao trabalho realizado no campo cultural, oferecido pela Uniítalo. "Fui indicado e fiquei honrado. Me deu aquela sensação de dever cumprido", revela.

Junto à Orquestra Philarmonica São Paulo - que funciona por meio de patrocínio -, o andreense espera fechar novas temporadas de apresentações. Alguns projetos estão em negociação, um deles, inclusive, ao lado do compositor Ivan Lins.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;