Automóveis Titulo
Picape Frontier inova pelo design
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
17/12/2002 | 18:16
Compartilhar notícia


Primeiro produto nacional da Nissan, a picape Frontier, lançada em junho, tem como destaques o design arrojado e um potente motor, que proporciona boa mobilidade e dirigibilidade em trajetos mistos. O veículo está disponível em duas versões de acabamento: XE e SE, ambas com duas opções de tração – 4x4 e 4x2. Testada pelo Diário, a Frontier SE 4x4 tem preço sugerido de R$ 72.930 e R$ 73.530 ( pintura metálica).   

Sob o capô da Frontier está um propulsor 2.8 turbo-diesel intercooler MWM Sprint, quatro cilindros em linha e que gera potência máxima de 132 cv a 3,6 mil rpm. Alterações no sistema de intercooler, que passou a contar com entrada de ar pelo capô, o coletor de admissão desacoplado, além de mudança do sistema de lubrificação de óleo utilizado na transmissão e no reescalonamento das engrenagens de marchas permitiram a redução do nível de vibrações e ruídos do propulsor.   

O torque máximo que é atingido em baixas rotações – 34,7 kgfm a 1,8 mil rpm – proporciona confortáveis acelerações e transmite agilidade nas manobras. A aceleração e a arrancada da picape na cidade constituem diferenciais do veículo que não deixam a desejar se comparadas às de muitos carros de passeio. O torque também é responsável pela boa performance em estradas de terras e aclives acentuados.   

A Frontier SE 4x4 possui transmissão manual de cinco velocidades. No teste realizado em percurso urbano, os engates não se mostraram muito confortáveis, o que exige do motorista maior precisão nas trocas. Entretanto, o comportamento da Frontier nas curvas é satisfatório, principalmente em manobras realizadas em alta velocidade, onde o veículo não demonstrou tendência de jogar a traseira, uma característica comum em picapes.   

Design – Com linhas fortes e marcantes, a Frontier Nissan rompe o tradicional design das picapes e apresenta um visual moderno que chama a atenção e atrai olhares por onde passa. Baseada na versão norte-americana apresentada pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Chicago em 2000, o visual da picape é inspirado em uma luva de boxe. A entrada de ar do intercooler sobre o capô deixou também o design mais agressivo e esportivo.   

Os destaques ficam por conta dos robustos protetores de pára-lamas e dos pára-choques dianteiro e traseiro, além dos faróis de neblina redondos no pára-choque dianteiro. Outro diferencial está na tampa traseira com fechadura.   

O interior da picape não possui luxo, porém o visual esportivo é preservado no desenho do painel e nas formas dos botões de comando. O quadro de instrumentos, com três mostradores, diferencia o veículo dos designs tradicionais e sai da mesmice.   

Apesar de não ter estribo, o veículo dispõe de alças internas para auxiliar a entrada dos ocupantes no carro. A picape é confortável para quatro passageiros. Os ocupantes do banco traseiro não dispõe de tanto espaço para esticar as pernas, a não ser que os ocupantes dianteiros estejam com seus bancos em posição adiantada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;