O barateamento da matéria prima e o medo de rodar por aí com um carro de luxo também fez com que o perfil do usuário de carro blindado mudasse nos últimos anos: antes restrito aos sedãs super luxuosos, a blindagem hoje pode estar presente em qualquer categoria de carro, como utilitários esportivos, picapes, automóveis médios e pequenos.
Menos preço - A relação de preço entre o carro comum e o blindado é infinitamente menor quando se fala de carros usados. Um Passat 2.8 V6 zero quilômetro custa R$ 145 mil, mas com a blindagem sobe para R$ 311 mil, ou 111% a mais. Já um Passat 1.8 modelo 99 blindado custa R$ 38 mil, apenas 26% a mais que o Passat não blindado daquele ano, que está cotado a R$ 30 mil.
Veja mais um exemplo: um Vectra CD 2.2 ano 98 blindado custa R$ 30 mil, apenas 36% a mais que o modelo normal, que custa em torno de R$ 22 mil. Observe a tabela e veja que a diferença maior entre um blindado usado e o modelo normal chega a 57%, muito menos que o modelo zero, que normalmente custa o dobro.
No segmento dos carros super luxo a diferença pode ser ainda maior. Caso do Mercedes E 430 ano 97 (o primeiro a vir com faróis arredondados), motor 4.3 de 280 cavalos, câmbio automático de cinco marchas e faz de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e 250 km/h de velocidade final. Esse carro está avaliado em cerca de R$ 80 mil, mas um modelo idêntico blindado pode ser encontrado por R$ 110 mil.
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