Nacional Titulo
Vôo 3054: TAM ainda oferece assistência a familiares de vítimas
Do Diário OnLine
26/11/2007 | 20:21
Compartilhar notícia


A TAM divulgou uma nota a imprensa nesta segunda-feira sobre a assistência prestada aos familiares das vítimas do vôo 3054. Neste fim de semana, o presidente da Associação dos Familiares das Vítimas da TAM, Dario Scott, afirmou que a empresa estaria impondo dificuldades para o reembolso do tratamento psicológico. Em julho deste ano, um airbus se chocou contra um prédio da companhia, deixando 199 mortos entre passageiros, tripulantes, funcionários da TAM Express e pedestres.

De acordo com a companhia aérea, desde o dia do acidente a TAM oferece atendimento psicológico aos parentes das vítimas através do Instituto Ipê e do 4 Estações Instituto de Psicologia, especializados em estresse pós-traumático. Já as pessoas que preferiram receber atendimento de outros profissionais são reembolsadas pela companhia. A empresa admitiu que alguns problemas com o cadastro de psicólogos autônomos podem gerar dificuldades no reembolso.

Segundo a empresa, estes serviços deverão ser prestados durante dois anos, de acordo com o Termo de Compromisso firmado na sede da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, juntamente com a Defensoria Pública, Ministério Público e Fundação Procon. Caso seja comprovada a necessidade de prorrogar o atendimento psicológico e psiquiátrico, a TAM deverá manter a assistência oferecida.

A companhia aérea também afirmou que o processo de doação do terreno do antigo prédio da TAM Express para a prefeitura de São Paulo está em fase de conclusão.

Confira o comunicado na íntegra:

Em relação a informações divulgadas neste fim de semana a respeito da assistência prestada pela TAM aos familiares das vítimas do vôo 3054, esclarecemos que:

- Desde o dia do trágico acidente ocorrido em 17/07/07, a TAM vem oferecendo atendimento psicológico contínuo aos familiares das vítimas, por meio do Instituto Ipê e do 4 Estações Instituto de Psicologia, especializados em luto e em estresse pós-traumático.

- Alguns familiares preferiram receber atendimento de outros profissionais, escolhendo psicólogos já conhecidos ou por indicação. Nestes casos, a TAM está realizando o reembolso dos honorários diretamente para esses profissionais, para maior comodidade dos familiares. Para o pagamento do reembolso, é necessário apenas que os profissionais enviem a documentação necessária para seu cadastro como prestador de serviços da TAM.

- Informamos que atrasos registrados na entrega da documentação desses profissionais indicados pelos familiares podem causar eventuais dificuldades no pagamento do reembolso. Para resolver estes problemas, a TAM tem feito contato com todos os profissionais que ainda não regularizaram seu cadastro. Até o presente momento, a Companhia tem 72 profissionais autônomos cadastrados, atendendo 92 familiares. Além desses, 31 profissionais do Instituto Ipê e do 4 Estações têm atendido 124 familiares.

- A TAM reitera que garantirá a assistência médica, psicológica e psiquiátrica aos familiares pelo período de dois anos, conforme Termo de Compromisso firmado em 19 de setembro de 2007, na sede da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, juntamente com a Defensoria Pública, Ministério Público e Fundação Procon. No caso do atendimento psicológico e psiquiátrico, a assistência é prorrogável em caso de justificado diagnóstico feito pelo profissional responsável pelo tratamento.

- Em relação à doação do terreno do antigo prédio da TAM Express para a Prefeitura de São Paulo, a TAM informa que já formalizou este compromisso em Ata de Assembléia Geral Extraordinária registrada na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), em 13/08/2007 (ver documento no site www.taminforma.com.br). O processo está em fase de conclusão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;