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Recheado ou pelado?
Sueli Osório
do Diário do Grande ABC
01/06/2011 | 07:00
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É uma batalha árdua, mas o sedãzinho chinês J3 Turin chega com fôlego para buscar seu lugar ao sol.

Custando R$ 39,9 mil, seu principal trunfo é mesmo o custo-benefício. Como diz o garoto-propaganda Fausto Silva, o três-volumes da JAC vem completão, com itens importantes como ar-condicionado, direção hidráulica, freios com ABS e EBD, duplo air bag frontal, acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores, faróis com regulagem elétrica de altura do facho, faróis de neblina e sensor de estacionamento traseiro.

Além disso, conta com volante com regulagem de altura, travamento automático das portas a 15 km/h, banco traseiro bipartido 60/40, CD player com seis alto-falantes e entrada USB, mais rodas de liga leve aro 15.

O Voyage, cujo preço parte de R$ 36.040, está entre os dez veículos mais vendidos no País, com 27.735 unidades emplacadas de janeiro até a primeira quinzena de maio, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Entre os sedãs pequenos, ocupa a terceira colocação, atrás do veterano Chevrolet Classic (o número de vendas é somado ao do Corsa Sedan) e do Fiat Siena.

O JAC J3 Turin, que começou a ser vendido no País no dia 18 de março, teve 1.407 unidades comercializadas até a primeira quinzena de maio.

DESEMPENHO

A principal qualidade do Volkswagen é o conjunto motor-câmbio. Bem ajustado, entrega bom desempenho, com saídas rápidas e retomadas eficientes. A transmissão tem engates precisos e suaves. Embora seu motor 1.6 8V seja menos potente, tem mais força, com torque máximo gerado em rotação mais baixa. Além disso, é mais leve: são 115 quilos a menos que o rival.

O JAC é mais lento nas saídas e sofre um pouco nas subidas íngremes. Seu câmbio também poderia ter engates mais suaves, é um dos pontos fracos.

No Voyage, também agrada o espaço para quem vai sentado no banco traseiro. Ele oferece 6 centímetros a mais de distância entre os eixos. Além disso, oferece 8 centímetros a mais no comprimento.

No porta-malas, a diferença é quase imperceptível. O chinês leva apenas 10 litros a mais de bagagem que o concorrente, totalizando 490 litros.

PELADO

Se as principais vantagens do Voyage são o desempenho, o rodar macio e os engates perfeitos, seu calcanhar de Aquiles é o nível de equipamentos de série. Ele é o famoso peladão

Na lista divulgada pela montadora, são de série itens como destravamento interno elétrico do porta-malas (o J3 Turin também conta com abertura interna, assim como da tampa do tanque de combustível), banco do motorista com regulagem de altura, banco com encosto traseiro totalmente rebatível, limpador do para-brisa com temporizador, desembaçador do vidro traseiro e rodas em aço aro 14.

Equipamentos importantes como direção hidráulica, ar-condicionado, air bags para motorista e passageiro, freios ABS, rádio CD player e sensor de estacionamento são opcionais.

Se colocarmos no sedã da Volkswagen itens semelhantes aos que vêm de fábrica no J3 Turin, seu preço salta para R$ 47.860, uma diferença considerável de R$ 7.960.

No visual, ambos agradam. Não há nada que os desabone, embora também não empolguem.

Quanto à rede, a veterana Volkswagen conta com 600 concessionários. A JAC oferece hoje 50 revendas. Espera chegar a 80 até o fim deste ano.




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