Economia Titulo
G10 diz que situaçao econômica mundial é positiva
Do Diário do Grande ABC
08/05/2000 | 13:32
Compartilhar notícia


A situaçao econômica no mundo é ``globalmente positiva', disse nesta segunda-feira na Basiléia, Eddie George, presidente do Banco da Inglaterra em nome do G10, acrescentando que na América Latina a situaçao é ``favorável', especialmente no México, que ``soube aproveitar a evoluçao dos Estados Unidos'.

O G10 reúne os diretores dos bancos centrais de onze países industrializados todo mês na Basiléia, Suíça, sede do Banco de Pagamentos Internacionais. ``As previsoes para a economia mundial sao bastante positivas', disse George indicando que nos Estados Unidos ``o crescimento avança mais rápido que o previsto'.

O Japao está ``a ponto de se reconstituir como potencial de crescimento e a cifra do PIB do primeiro trimestre será bastante positiva'. No quarto trimestre de 1999, a economia japonesa esteve em recessao, com uma baixa de 1,4% em relaçao ao terceiro trimestre do mesmo ano.

Na área euro (11 países), ``os indicadores econômicos sao igualmente positivos'. ``A força da situaçao econômica da área euro nao se corresponde com o nível da moeda européia', esclareceu George, precisando que nao havia sido discutido uma eventual intervençao harmonizada dos bancos centrais para defender o euro.

Ao mesmo tempo, em Bruxelas, os ministros das finanças dos países que participam da moeda única manifestavam sua preocupaçao diante da queda do euro que, segundo eles, ``nao reflete a situaçao da economia européia'.

Nesta segunda-feira o euro tinha cotaçao de 90 centavos do dólar ``Hoje todos os representantes expressaram sua confiança na força das economias européias nos próximos anos', prosseguiu George, assinalando que neste ano o crescimento da zona euro seria sem dúvida superior a 3%.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Wim Duisenberg, manifestou também sua ``confiança' na situaçao econômica do euro, segundo George.

Graças às boas perspectivas econômicas, as grandes zonas industrializadas no mundo (Estados Unidos, Europa, Japao) conseguiram reduzir ``seu desequilíbrio estrutural', disse o presidente do Banco da Inglaterra.

George também comemorou ``a baixa moderada' do mercado de açoes nos Estados Unidos. ``O risco de uma baixa mais abrupta desapareceu', estimou.

O G10 é constituído pelos países do G7 (Estados Unidos, Japao, Alemanha, França, Gra-Bretanha, Itália, Canadá) mais Suécia, Suíça, Bélgica e Holanda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;