Política Titulo
PT e PSDB investem em feiras livres em Sto.André
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
24/07/2008 | 09:01
Compartilhar notícia


Quase 20 dias após o início da campanha eleitoral, o corpo a corpo nas feiras livres continua sendo a principal aposta do PT e, em especial, do PSDB em Santo André para divulgar as candidaturas de Vanderlei Siraque e Newton Brandão, respectivamente.

Embora visite com freqüência comércios e portas de fábricas e de estações de trem, Siraque admite que o objetivo neste primeiro momento é percorrer o maior número de feiras para atingir todos os pontos da cidade. Mesmo naquelas onde o petista não está, há correligionários fazendo campanha, com bandeiras e material de divulgação.

Na quarta-feira, em feira no Jardim Utinga, o prefeiturável defendeu videomonitoramento nas divisas dos bairros do segundo subdistrito. “Nessa região que compreende Utinga, Camilópolis e Parque das Nações ocorre uma das maiores incidências de roubo e furto de veículos do Estado em função da proximidade com a Zona Leste de São Paulo.” Siraque falou em cobrar do governo estadual fiscalização mais efetiva para ver em funcionamento lei criada por ele como deputado estadual para acabar com desmanches clandestinos.

Já Brandão tem concentrado as ações quase que exclusivamente em feiras livres. E todas em bairros de classe média alta no entorno do Centro. Na quarta-feira, mesmo resfriado, Brandão seguiu a rotina. Ao lado do neto Pedro, 10 anos, visitou feira no Jardim Bela Vista.

“A diferença de fazer campanha na feira é que ela é aberta a todo mundo. É uma das maneiras mais fáceis e democráticas de ter essa aproximação e contato direto com o povo.” Prefeito por três vezes, o tucano não escondeu o desejo de no futuro ver o neto seguindo carreira na política – uma das principais críticas ao ex-chefe do Executivo é que ele não fez um sucessor.

Ao contrário de PT e PSDB, o Psol vem explorando centros comerciais de bairros. “O comércio tem sido mais produtivo para discutirmos propostas. Não queremos apenas cumprimentar as pessoas, entregar o folheto e ir embora. Na feira, como é muita gente, às vezes um acaba atrapalhando o outro”, explicou Ricardo Alvarez. O socialista, ainda que esporadicamente, visita feiras.

Campanha limpa – Na quarta-feira à tarde, uma reunião entre o juiz eleitoral Márcio Bonetti e representantes partidários definiu regras para a campanha na cidade. Foi redigido documento, denominado Pacto por uma Santo André Limpa, no qual se decidiu, entre outras coisas, por uma campanha sem propaganda eleitoral (faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições) em muros, postes, semáforos, viadutos, pontes e luminárias.

Antes, pela manhã, a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) sorteou a ordem que os prefeituráveis irão expor as idéias e propostas à classe empresarial.

Os debates ocorrerão sempre às terças-feiras, a partir do dia 5 de agosto. O primeiro a falar à entidade é Siraque, seguido por Raimundo Salles (DEM), Brandão, Alvarez e Aidan Ravin (PTB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;