Internacional Titulo
José Socrates defende presença do Brasil no Conselho de Segurança
Da AFP
04/07/2007 | 20:31
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro de Portugal, José Socrates, defendeu um assento permanente para o Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas, durante entrevista à rede de televisão RTP, à margem da Cúpula EU (União Européia)-Brasil realizada nesta quarta-feira, em Lisboa.

"A ordem mundial está mudando a uma velocidade vertiginosa e as instituições mundiais também devem mudar", afirmou Socrates durante a entrevista, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da silva. "Penso que nossa entrada (no Conselho de Segurança) vai ocorrer no contexto de uma reforma das Nações Unidas, para que se converta em uma instituição multilateral e equilibrada", disse Lula.

A Cúpula, na qual Brasil e UE selaram uma "aliança estratégica", representou "o segundo descobrimento do Brasil pela Europa", depois do de (Pedro) Alvares Cabral, em 1500, afirmou Socrates. Lula destacou que o encontro foi "um momento extraordinário", que dará importantes frutos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;