Internacional Titulo
União Europeia propõe volta de postos de fronteira
02/05/2011 | 08:22
Compartilhar notícia


A União Europeia (UE) propôs ontem a volta dos controles de fronteira entre países do bloco, em resposta à pressão de alguns governos para adotar leis que possam frear a imigração. O pedido de revisão do tratado de livre circulação na Europa havia sido formulado na semana passada por França e Itália. Ontem, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, anunciou que fará uma proposta nesse sentido.

 

Se adotada, a medida será um revés sem precedentes na história da UE desde 1985, quando as fronteiras internas entre os países foram suprimidas, permitindo a livre circulação de 400 milhões de pessoas. O debate recomeçou quando Itália e França se desentenderam sobre o que fazer com 25 mil imigrantes da Tunísia que chegaram às praias mediterrâneas da Europa nos últimos dois meses. Os países pediram à UE a revisão do tratado.

 

Ontem, em carta ao presidente da França, Nicholas Sarkozy, Barroso afirmou que a restauração temporária de fronteiras é uma possibilidade, desde que seja acompanhada de critérios claramente definidos.

 

Bruxelas enviará aos países do bloco nos próximos dias a proposta de lei e o debate ocorrerá em junho, na reunião de cúpula da UE. Barroso defenderá ainda o fortalecimento da polícia de fronteira da UE, a Frontex. As novas leis alterariam o que é considerado o maior feito da UE. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;