Internacional Titulo
Descoberto novo planeta na constelação de Libra
Da AFP
30/11/2005 | 20:58
Compartilhar notícia


Astrônomos do ESO (Observatório Europeu Austral, em português), no norte do Chile, descobriram o menor planeta situado fora do nosso sistema solar (chamado exoplaneta), que orbita em torno de uma pequena estrela vermelha.

A descoberta, feita por uma equipe de astrônomos franceses e suíços, foi feita com a utilização do telescópio de 3,6 metros do ESO no observatório de La Silla, localizado a 400km de Santiago.

O exoplaneta possui uma massa similar à de Netuno, ou seja, cerca de 17 vezes a do planeta Terra. "Nosso descobrimento pode significar que os planetas se localizam com muita freqüência em torno de estrelas menores", explica Xavier Delfosse, membro do Laboratório de Astrofísica de Grenoble, na França, que participou da investigação.

"Certamente isso nos mostra que as estrelas anãs vermelhas são o foco na busca de exoplanetas", acrescentou o cientista. Das 200 estrelas vermelhas estudadas até agora, só duas revelaram a presença de um exoplaneta em sua órbita.

O novo planeta é um dos menores conhecidos dentro de um grupo de 170 “exoplanetas” descobertos até agora. A estrela anã vermelha que hospeda o planeta está situada a 20,5 anos luz do Sol, na constelação de Libra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;