Economia Titulo
Massa salarial ampliada cresce 5,9%
01/07/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


O diretor de política econômica do BC (Banco Central), Carlos Hamilton Araújo, apresentou novo conceito para verificação de poder de compra da sociedade, a chamada massa ampliada disponível. Esse conceito é calculado com a exclusão dos impostos e contribuições previdenciárias dos salários, modelo semelhante ao do provento líquido de impostos e previdências. Segundo o BC, entre 2005 e 2009, a massa salarial ampliada disponível cresceu 6%, em ritmo superior ao total dos rendimentos do trabalho, que avançaram 5,4%. Até março, o novo conceito sobre a massa cresceu 5,9% e os rendimentos do trabalho avançaram 4,4%.

Hamilton explicou que essa diferença a favor da massa disponível é resultado das desonerações tributárias adotadas no período. Além disso, há influência do aumento real dos volumes pagos das aposentadorias e nos valores transferidos nos programas sociais.
Ele disse que os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobe investimento foram "bastante elevados", mas que o País precisa de ritmo maior de investimentos para que a economia cresça de forma mais rápida. "Para que o Brasil possa crescer mais aceleradamente, temos que ter taxa de investimento mais elevada."

No primeiro trimestre, a formação bruta de capital fixo cresceu 26% na comparação com igual período de 2009. Hamilton comemorou o número, mas com a ressalva de que o País convive há muitos anos com taxas inferiores.

EMPREGO
Hamilton Araújo anunciou também que a projeção da instituição para a taxa de desemprego médio em 2010 é de 7%. O patamar, se confirmado, deve se aproximar do mínimo histórico do indicador. O menor desemprego já registrado até agora foi no mês de dezembro de 2008 e 2009, quando o número calculado pelo IBGE ficou em 6,8%.

Dos fatores que explicam esse desempenho, o diretor citou o nível de produção da indústria, que voltou aos patamares anteriores à quebra do banco Lehman Brothers, uso de capacidade instalada acima da média histórica e geração de postos de trabalho no mercado formal em patamar recorde nos cinco primeiros meses.

PREÇOS
Ele afirmou também que a média da inflação dos últimos seis anos (da ordem de 4,7%) ficou afastada do que a literatura e a maioria dos bancos centrais consideram usualmente como estabilidade de preços. Segundo ele, em teoria é considerada estabilidade de preços taxa de inflação em torno de 2% para países em desenvolvimento e em torno de 3% para países emergentes.

Ao ser questionado se o BC se sentiria desconfortável com o fato de ter de perseguir meta que teoricamente não se configura estabilidade de preços, Hamilton evitou a polêmica e disse que ao Banco Central cabe cumprir o objetivo traçado e que nesse sentido tem feito um bom trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;