Política Titulo
Escândalo do grampo ganha destaque em Portugal
Do Diário do Grande ABC
26/05/1999 | 14:57
Compartilhar notícia


A revelaçao das gravaçoes dos telefonemas entre o presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-presidente do BNDES, André Lara Resende teve destaque na imprensa portuguesa. Num texto de mais de meia página com chamada na capa, o jornal português Público informa que por causa das revelaçoes a oposiçao brasileira pretende derrubar o presidente Fernando Henrique Cardoso.

O Público traz os trechos das gravaçoes e conta que a justificativa para a abertura do processo de impeachment seria o crime de responsabilidade e improbidade administrativa. O jornal afirma que o presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhaes teria considerado a proposta "idiota" e que Lula disse que "dá a impressao de que uma quadrilha se instalou no governo".

O escândalo também foi noticiado num texto publicado na primeira página do Diário Econômico, o principal jornal econômico português. Uma das manchetes do jornal afirma que o presidente teria favorecido empresas na privatizaçao.

O jornal ressaltou que em conseqüência da divulgaçao das gravaçoes, assim como dos rumores de desvalorizaçao do peso argentino, as bolsas brasileiras caíram. A notícia diz que foi a maior queda da bolsa de Sao Paulo desde a desvalorizaçao do real em janeiro, e afirma que a tendência é que a baixa continue - agravada pelos boatos de que o ministro das Finanças, Pedro Malan, vai deixar o governo. No Diário de Notícias, outro dos jornais de referência em Portugal, uma nota de última hora informa que o presidente brasileiro estaria ameaçado de destituiçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;