Internacional Titulo
China nao aceita condenaçao na Comissao da ONU
Do Diário do Grande ABC
27/03/1999 | 17:41
Compartilhar notícia


A China exigiu neste sábado que os Estados Unidos mudem sua "errônea decisao" de condenar Pequim na Comissao de Direitos Humanos da ONU, classificando-a de interferência nos assuntos internos chineses.

O porta-voz da chancelaria, Sun Yuxi, disse que a China "se opoe firmemente" à decisao dos Estados Unidos, anunciada nesta sexta em Washington, no quinto dia da sessao anual da comissao da ONU em Genebra, de apoiar uma resoluçao de censura.

"Exigimos que o lado americano retifique sua errônea decisao imediatamente e abandone sua prática de interferir nos assuntos internos da China", disse Sun, segundo a agência oficial chinesa Xinhua.

Sun disse que, ao apoiar a resoluçao, Washington deixava de lado os princípios básicos da carta da ONU e a tendência internacional à cooperaçao.

A China considera um revés a decisao dos Estados Unidos. Há um ano, Washington interrompeu o apoio anual a uma resoluçao criticando a China, alegando que a situaçao no país melhorara em matéria de liberdades civis.

O apoio dos Estados Unidos à censura este ano parecia inevitável. As duas câmaras do Congresso demonstraram apoio unânime à censura a Pequim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;