Política Titulo
ABC realiza debate entre candidatos ao governo
Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
08/09/2002 | 19:16
Compartilhar notícia


Candidatos ao governo do Estado apostam na sabatina desta segunda-feira à noite, em Santo André, para apresentar suas propostas aos eleitores do Grande ABC. O encontro, inédito na região, será realizado na Primeira Igreja Batista de Santo André, às 19h, com apoio do Diário. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal ABC 3 da TVA/Canbras. A expectativa é a de que 500 mil telespectadores acompanhem ao debate pela televisão.

Para o candidato Carlos Apolinário (PGT), discutir o programa de governo na região é fundamental, principalmente para apresentar propostas contra o desemprego. “O Grande ABC sofreu muito com a evasão industrial e, por isso, precisamos debater esta questão”, afirmou.

O candidato do PT, José Genoíno, disse que faz questão de participar da sabatina porque debater propostas é uma postura democrática. “Estou em segundo lugar na região e meu vice, Luiz Marinho, é de São Bernardo. Além disso, o PT tem boas experiências nas cinco prefeituras do Grande ABC”, disse.

Na avaliação do pastor Levi de Araújo, organizador do debate, a importância do encontro está no seu pioneirismo, principalmente porque será realizado no templo de uma igreja evangélica. Será a primeira vez que candidatos ao governo discutem, juntos, suas propostas no Grande ABC. “Vamos propor uma nova cultura política sem praticar jogos do passado, quando evangélicos sempre pediam algo ou mandavam a fatura depois”, disse.

Os candidatos que não confirmaram presença foram Paulo Maluf (PPB) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB). O motivo das ausências, segundo as assessorias, foram compromissos de campanha já assumidos anteriormente. Os demais candidatos são aguardados na sabatina para responder perguntas feitas por jornalistas e pastores convidados.

Levi explicou que a sabatina será dividida em cinco blocos. No primeiro, o pastor mediador fará uma mesma pergunta a todos os candidatos. No segundo bloco, os jornalistas questionarão e, no terceiro, será a vez dos pastores. No quarto bloco, Levi voltará a fazer perguntas diferentes aos concorrentes, que responderão por sorteio. No quinto e último bloco eles farão as considerações finais. A previsão é que o encontro dure duas horas.

A sabatina faz parte do projeto Segunda Cidadã, iniciativa do pastor para a conscientização do voto evangélico no Grande ABC (Leia reportagem nesta página). Por este motivo, as 300 pessoas que acompanharão a sabatina foram convidadas pela organização do evento porque já participavam dos encontros da Segunda Cidadã. A previsão é que um telão seja colocado ao lado de fora da igreja para o público em geral e militância assistam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;