Economia Titulo
Brasil e Argentina discutem barreiras ao livre comércio
Do Diário do Grande ABC
25/04/1999 | 20:24
Compartilhar notícia


Autoridades brasileiras e argentinas continuam nesta segunda-feira a discutir as principais barreiras que entravam o livre comércio entre os dois países, marcando a retomada das negociaçoes, interrompidas em janeiro passado em funçao das alteraçoes na política cambial brasleira. A reuniao será no Itamaraty entre o chanceler argentino Guido Di Tella e o secretário da Indústria e do Comércio daquele país, Alieto Guadagni, e os ministros brasileiros Luiz Felipe Lampreia, das Relaçoes Exteriores, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Celso Lafer.

O subsecretário geral de Integraçao, Comércio e Assuntos Econômicos do Itamaraty, José Alfredo Graça Lima, disse que o regime automotivo do Mercosul, e barreiras impostas pela Argentina ao açúcar e aço brasileiros sao os principais pontos da pauta no encontro entre os ministros e técnicos dos dois países. O Brasil está, inclusive, ameaçando recorrer ao Comitê de Comércio do Mercosul e ao Comitê Antidumping da Organizaçao mundial do Comércio (OMC) para derrubar o preço mínimo de US$ 410 por tonelada de aço laminado à quente produzido no Brasil imposto pela Argentina e que entrou em vigor na última segunda-feira. "Até neste domingo nao houve nenhum tipo de consulta formal de nossa parte, mas estamos dispostos a fazê-lo se nao houver um entendimento com as autoridades argentinas", afirmou.

O encontro entre as autoridades brasileiras e argentinas começa neste domingo à noite com um jantar no restaurante Lakes Baby Beef em Brasília, mas o forte das negociaçoes ocorre nesta segunda-feira.

Segundo Graça Lima, a situaçao do açúcar é outro tema que precisa ser analisado pelos dois governos. A Argentina vem impondo uma sobretaxa de 23% sobre as importaçoes de açúcar sob a alegaçao de que os produtores brasileiros sao subsidiados pelo governo através do Proálcool.

Em fevereiro passado, durante encontro entre os presidentes do Brasil e da Argentina em Sao José dos Campos (SP) Carlos Menem se comprometeu a reduzir a taxaçao incidente sobre o açúcar brasileiro em 10%. Somente na segunda-feira passada, no entanto, quando a Argentina anunciou à barreira ao aço brasileiro, é que esta reduçao começou a ser praticada.

Graça Lima disse que até o final deste mês deveria estar concluído o esboço de um regime de comércio para o açúcar no Mercosul. O subsecretário do Itamaraty acredita que, apesar das dificuldades impostas pela Argentina, as negociaçoes terao continuidade porque está previsto no regime comum do Bloco que a partir do ano 2001 a tarifa de importaçao para o produto no comércio intrazona terá que estar zerada.

Sobre o regime automotivo comum do Mercosul, Graça Lima disse que embora a indústria argentina esteja fazendo muita pressao para que este seja prorrogado, nao haverá mais condiçoes para medidas desse tipo para nenhum dos dois países a partir do ano 2000. Conforme negociaçoes fechadas em dezembro passado entre os ministros do Mercosul no Rio de Janeiro, haverá um regime de transiçao a ser concluído até o ano de 2004. A partir daí, o comércio entre os quatro países do bloco será livre, com alíquota do Imposto de Importaçao zero, e entrará em vigor a TEC (Tarifa Externa Comum) de 35% - tarifa modal brasileira consolidada junto a OMC - para importaçoes de terceiros países.

Na reuniao desta segunda-feira também será feito um balanço sobre o comércio realizado entre os dois países, para avaliar o impacto da mudança cambial brasileira em relaçao as exportaçoes argentinas.

Apesar de todo o alarde da indústria argentina, Graça Lima disse que nao houve a invasao prevista de mercadorias brasileiras naquele país porque a falta de financiamento às exportaçoes brasileiras, aliada a outros problemas internos impediram que isto acontecesse. "Queremos recuperar o clima existente em dezembro passado no Mercosul, dirimir mal entendidos e reafirmar compromissos", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;