Nacional Titulo
Centro de pesquisa de câncer terá banco com material genético
15/04/2011 | 10:07
Compartilhar notícia


Os pesquisadores do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) querem popularizar o conceito de ciência translacional. A expressão se refere à integração de diversas frentes de pesquisa sobre câncer desenvolvidas pela Universidade de São Paulo (USP) e outras instituições em torno de um biobanco, um grande estoque de materiais biológicos de pacientes com câncer atendidos na instituição.

A ideia é trilhar um caminho de pesquisa rumo à medicina personalizada, com a qual será possível determinar por que cada paciente responde de modo distinto ao tratamento. Com essa proposta, foi inaugurado ontem o Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp, que deve se estabelecer como o maior laboratório de pesquisa oncológica da América Latina. ?O novo laboratório representa um avanço na busca de novos tratamentos oncológicos, integrando pesquisadores?, disse o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

O banco deve ajudar a reconhecer padrões de resposta ao tratamento de acordo com a genética do paciente, explica o médico do Icesp Roger Chammas, que comandará o centro. Em toda a USP, cem grupos de pesquisa serão integrados pelo novo órgão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;