Economia Titulo
Missão sueca debate centro tecnológico no Grande ABC
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
16/02/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


Ontem foi dado mais um passo para a implementação, em São Bernardo, de um centro tecnológico bancado pela fabricante de aviões Saab, com recursos que podem chegar a US$ 50 milhões e que deve iniciar operações em maio.

Um grupo de técnicos e representantes da prefeitura da cidade sueca de Linköping, onde fica a sede da companhia, veio à região para participar de debates, com o objetivo de compartilhar experiências e estabelecer cronograma de ações em parceria com a administração são-bernardense.

De olho na perspectiva de fechar contrato para a venda de 36 caças à FAB (Força Áerea Brasileira) - há disputa entre o grupo desse país, a francesa Dassault e a norte-americana Boeing -, a Saab tem interesse direto em melhorar relações com o País, embora seus executivos tenham dito que o centro de pesquisas sairá independente de fecharem negócio.

Como parte dessa estratégia de aproximação, a prefeitura de Linköping já havia firmado em meados do ano passado termo de cooperação com São Bernardo e as duas administrações municipais vinham discutindo, durante o ano de 2010, a possibilidade de intercâmbio de experiências de inovação na gestão pública e também de fomento ao empreendedorismo.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Ronaldo Tadeu Ávila de Paula, agora, durante a visita dos representantes suecos - que se estende até amanhã - um dos temas em debate é a participação de universidades, empresas e do poder público na formulação do centro tecnológico. A ideia, segundo ele, é ajudar a desenvolver ferramentas, por exemplo, para pesquisa de novos materiais e nanotecnologia. A iniciativa pode ainda facilitar a obtenção de recursos para inovação junto a bancos e financiadoras tanto do Brasil quanto do Exterior.

GEOPROCESSAMENTO

Além do apoio para o espaço tecnológico, o intercâmbio de experiências entre as prefeituras abre oportunidades de melhoria na gestão pública, segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento de São Bernardo.

A secretária de Relações Internacionais de Linköping, Kerstin Reimstad, diz que as perspectivas são de colaboração mútua entre os dois municípios. A administração da cidade sueca dispõe de um software de geoprocessamento que é utilizado para o planejamento urbano e que permite a coleta de imagens em 3D e outro programa destinado a verificar a qualidade da água.

CAÇAS

Caso vença a concorrência para vender seus caças Gripen à FAB, a Saab deve ainda produzir linha de montagem de aviões em São Bernardo, com investimento estimado de US$ 150 milhões.

No entanto, a disputa para vencer essa concorrência deve ganhar outro capítulo em março, quando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vem ao Brasil. O governo brasileiro, sob a gestão Lula, havia sinalizado a possível compra de aeronaves Rafale, da francesa Dassault, mas agora a presidente Dilma Rousseff estaria pendendo para o FA-18 Super Hornet, da Boeing.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;