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Volks traz seda de pedigree internacional
Célio Franco
Enviado ao México
03/10/2000 | 17:02
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Foto: DivulgaçaoChega ao Brasil em dezembro o Bora, seda médio da Volkswagen (quatro portas e três volumes) produzido no México e que ocupará no mercado brasileiro o espaço entre o Golf e o Passat, competindo com modelos como Vectra, Civic, Mégane, Astra Seda e Marea. Com o estilo de design do Passat e montado na plataforma do Golf, o Bora transparece esportividade e potência. Nos EUA, Canadá e México, já é vendido com o nome de Jetta. O Bora, nome de um vento que sopra no Mar Adriático, na Dalmácia, foi dado ao carro comercializado no restante do mundo, incluindo a China e a maioria dos países europeus. "O Bora tem estilo, personalidade e carisma, além de alta tecnologia. O Brasil deve importar 12 mil unidades em 2001", afirmou o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Miguel Carlos Barone, durante apresentaçao do carro para a imprensa brasileira, na semana passada, em Puebla, terceira maior cidade do México e sede da fábrica da VW. Para Miguel Jorge, vice-presidente de Assuntos Corporativos da VW do Brasil, o Bora deve ajudar a manter a liderança da VW no mercado brasileiro, melhorando ainda mais o mix de produtos da montadora.

No Brasil, estará disponível nas versoes Bora 2.0 e Bora Comfortline 2.0, ambas com o motor de 2,0 litros, de 116 cv, usado no Golf e no New Beetle. E câmbio manual, de cinco velocidades, com opçao de automático, com quatro velocidades e gerenciamento eletrônico.

Acelera de zero a 100 km/h em 10,5 segundos e alcança velocidade máxima de 195 km/h. Os 17 kgfm de torque do motor sao atingidos já a partir de 2,2 mil rpm, o que permite agilidade em todas as faixas de rotaçao. Isso ficou demonstrado no test-drive realizado em um percurso de 300 km entre Puebla e o balneário de Vera Cruz, na costa atlântica.

No design, destacam-se as linhas limpas, com a abóboda na regiao do teto, salientes vincos do capô e conjunto ótico frontal com lentes de policarbonato e duplo refletor. Reforçam a esportividade rodas de 15 polegadas e pneus 195/65 e pára-choques envolventes.

Segundo a montadora, na cidade o Bora faz 9,1 km/l e, na estrada, 16,1 km/l. Isso é possível, ainda de acordo com a VW, porque o motor tem cabeçote de fluxo cruzado, novos princípios de pulverizaçao de combustível e de preparaçao de mistura, além de sistema de igniçao de alta tensao com bobinas de faísca dupla, o que gera também a baixa emissao de poluentes.

A VW destaca ainda o alto nível de adaptaçao do carro às condiçoes brasileiras e o grau de segurança. A carroceria tem zonas de deformaçao programadas e elevada rigidez estrutural. Colunas, portas e soleiras receberam reforços integrados, para maior proteçao dos ocupantes em caso de choques laterais. Solda a laser e carroceria totalmente zincada permitem garantia de 12 anos contra corrosao perfurativa.

A suspensao dianteira é do tipo McPherson, com eixo estrutural e braços duplos triangulares. Atrás, tem desenho nao convencional, com eixo de torçao, molas e amortecedores montados separadamente. Segundo a montadora, esse sistema visa ampliar o espaço útil do porta-malas e reduzir a transferência do ruído de rolagem dos pneus para a cabina. Ainda segundo a VW, molas e amortecedores receberam suportes hidráulicos para tornar o rodar suave, e barras estabilizadoras dianteira e traseira evitam o balanço excessivo da carroceria, otimizam o desempenho do carro em curvas e possibilitam o dirigir de modo mais esportivo.

O Bora tem freio a disco de série nas quatro rodas. O sistema antibloqueio (ABS) e os distribuidores eletrônicos de pressao de frenagem (EBD) sao de série na versao Comfortline e opcionais no Bora 2.0.

A capacidade de 455 litros do compartimento de bagagem pode ser ampliada rebatendo-se o banco traseiro. Nas duas versoes, o Bora oferece como equipamentos de série direçao hidráulica; retrovisores, maçanetas e frisos laterais da cor do carro; bancos dianteiros com regulagem de altura; tampas do bocal de combustível e do porta-malas com abertura interna; portas com trava elétrica com controle remoto; e preparaçao para som com quatro alto-falantes e quatro tweeters. Como opcionais, oferece ar-condicionado; retrovisores externos com acionador elétrico e aquecimento; vidros com levantador elétrico; rádio/toca-fita com controle para CD changer; freios ABS com sistema de distribuiçao de pressao (EBD); air bags frontais com barra de proteçao para os joelhos; câmbio automático de quatro velocidades, com gerenciador eletrônico e indicador de desgaste de pastilha. Na versao Comfortline 2.0, o único opcional é o câmbio automático, já que incorpora todos os itens anteriormente mencionados, além do banco traseiro com três encostos para cabeça e um terceiro cinto de segurança de três pontos.

Para competir no segmento dos sedas médios, a VW estima que o Bora chegará ao Brasil com preço entre R$ 35 mil e R$ 45 mil.

O jornalista viajou a convite da VW




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