Política Titulo
Brizola insistirá na renúncia de FHC
Do Diário do Grande ABC
01/04/1999 | 16:08
Compartilhar notícia


O presidente de honra do PDT, Leonel Brizola, antecipou nesta quinta-fera que insistirá na tese da renúncia do presidente Fernando Henrique Cardoso na reuniao dos governadores de oposiçao, marcada para o próximo dia 9, em Maceió.

O ex-governador elogiou o vice-presidente Marco Maciel (substituto constitucional de FHC) e garantiu que a posse do vice nao aumentaria o poder político do presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhaes (PFL-BA): "Eles estao no mesmo partido, mas sao bicudos que nao se beijam".

"Vamos discutir esse tema da renúncia do presidente porque o povo está vendo que o governo federal está vendendo tudo, para nada, e o país aumenta seu endividamento, com queda na produçao. Deixamos de prosperar e nao podemos assistir tudo isso de braços cruzados", declarou, acrescentando que "o primeiro governo do Fernando Henrique foi um fracasso e o segundo se iniciou numa crise".

Brizola admitiu que sua proposta de renúncia do presidente da República "pode chocar um pouco", encontrando resistências mesmo entre os próprios partidos de oposiçao. Ele, no entanto, acredita que mais tarde, 'com as pessoas pensando melhor, vao ver que nao há outra saída``.

Aos que questionam sua proposta porque na sucessao quem assumiria a Presidência da República seria o vice-presidente Marco Maciel, o que aumentaria ainda mais o poder político do senador Antônio Carlos Magalhaes (PFL-BA), inimigo político do líder pedetista, Brizola tem outro entendimento: "Esse é um raciocínio vicioso, personalista. O que importa é a constituiçao. No Paraguai, com a renúncia do presidente Raul Cubas, a crise foi resolvida. Nao importa quem venha a substituir o atual presidente. O que importa é que venha seu substituto constitucional", afirmou Brizola, em entrevista à Rádio Guaíba de Porto Alegre.

Quanto à tese de que se Marco Maciel assumir a Presidência da República, quem sairia ganhando seria o senador Antônio Carlos Magalhaes, Brizola retrucou: "Eu duvido. Nao se esqueçam que o senhor Marco Maciel é pernambucano e o senhor Antônio Carlos Magalhaes é baiano, daquela minoria de coronéis mandoes da Bahia".

Para Brizola, Maciel e ACM "sao dois bicudos que nao se beijam. Duvido que o Marco Maciel venha a ser cachorrinho de coleira do Antônio Carlos Magalhaes. Jamais", frisou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;