Internacional Titulo
Buñol, na Espanha, faz guerra com 120 toneladas de tomate
Do Diário OnLine
28/08/2002 | 14:55
Compartilhar notícia


Trinta e cinco mil pessoas particparam nesta quarta-feira da maior batalha mundial de comida na cidade espanhola de Buñol. Em uma festa anual os participantes atiraram uns nos outros 120 toneladas de tomates maduros.

A multidão, de todas as partes do mundo, se lança sobre seis caminhões e atiram os tomates para todos os lados. Quando não sobra mais nada, os participantes apelam para os restos de caroços e peles. Muitos deles são homenzarrões vestidos de bailarinas ou duendes tirando sementinhas da barba.

Segundo os moradores de Buñol, 375 quilômetros a leste de Madri, a Tomatina surgiu em 1945, durante uma briga de jovens na praça central da cidade. Agora, ela é o ponto alto de uma festa que dura uma semana, tradição que só foi interrompida brevemente depois que os moradores jogaram tomates contra a casa de um funcionário da ditadura de Francisco Franco. Mas a tomatina só foi tomada como evento na década de 80.

Assim que um segundo rojão marca o final da festa, uma equipe de limpeza entra em ação com potentes mangueiras, levando um rio vermelho embora. Horas depois, a cidade já havia voltado ao normal, e os visitantes partiram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;