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Vulcan 900 Custom
Da Agência Infomoto
17/11/2010 | 07:19
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Entre o vasto portfólio de motos custom da japonesa Kawasaki, a filial brasileira optou por trazer as três variantes da linha de 900 cm³: a VN 900 Classic, a Classic LT e a versão Custom. Como o nome denuncia, a Classic aposta no estilo mais clássico, cheio de cromados. O modelo Classic LT ganha malas laterais e bolha aerodinâmica. Enquanto a Custom segue receita mais chopper, evidenciada pela roda dianteira de 21 polegadas, pneu mais estreito e garfo alongado. Comercializada somente na cor preto fosco, a Vulcan Custom foi avaliada em pista fechada.

Em função de sua proposta, o piloto assume uma posição relaxada, ‘jogado' para trás nessa custom até no batismo. Para garantir o conforto, o guidão drag-bar elevado, que não apenas garante a beleza, mas mostra-se bastante confortável em conjunto com as pedaleiras avançadas. Ou seja, além de agradar mais visualmente, a VN 900 Custom é bastante prazerosa de se pilotar.

Afinal, o que seria de uma custom se não fosse confortável para encarar as longas estradas? Pois a proposta estradeira dessa Kawasaki VN 900 Classic é reforçada ainda pelo seu generoso tanque de 20 litros de capacidade, um dos maiores do segmento - na Yamaha Midnight Star XVS 950 são 17 litros e na Honda Shadow 750, somente 14,4 litros.

ESTILO - Toda pintada em preto fosco e com duas faixas longitudinais prateadas, a Vulcan VN 900 Custom é antes de tudo uma motocicleta bonita. Assim como outras do segmento, tem aquele visual bad boy que tanto atrai os motociclistas.

As rodas são de liga leve - 21 polegadas na dianteira e 15 polegadas na traseira. Com um pneu estreito na frente e o garfo alongado faz bem o estilo chopper. O painel sobre o tanque completa o visual de moto custom. Apesar de completo, com luzes de advertência, velocímetro analógico e até um útil marcador de combustível, a visualização não é tão fácil, já que o motociclista é obrigado a desviar o olhar para conseguir ler todas as principais informações.

MOTOR E CÂMBIO - Como não poderia ser diferente, a Vulcan 900 Custom é equipada com motor de dois cilindros em ‘V' inclinados a 55 graus e 903 cm³ de capacidade. Apesar das aletas comuns em motores refrigerados a ar, o V2 da Vulcan tem refrigeração líquida. Com injeção eletrônica, comando simples no cabeçote, e oito válvulas (quatro por cilindro), produz 50 cv a 5.700 rpm. Não é um desempenho descomunal, mas razoável para as dimensões do propulsor. O destaque vai para o torque máximo de 8 mkgf a 3.700 rpm.

Entretanto, o ponto positivo desse propulsor é seu funcionamento bastante liso, sem muitos ruídos e trancos. Assim como o câmbio de cinco velocidades, que tem boa relação de marcha e proporciona engates suaves. A transmissão final segue a receita das Harley-Davidson: correia dentada.

CICLÍSTICA - Assim como na motorização, a Kawasaki Vulcan segue o tradicional na parte ciclística. Quadro berço duplo em aço, garfo telescópico, na dianteira, e uma suspensão monochoque, na traseira, para imitar as antigas rabo-duro. A diferença é que a Kawasaki dotou o conjunto de diversas regulagens atrás.

E mesmo sem ter ajustado a suspensão, percebi que nas curvas o sistema garantia que a traseira ficasse sempre colada ao chão sem muitas oscilações. Aqui vale destacar as pedaleiras avançadas e posicionadas um pouco mais altas que o normal, evitando que ralassem no chão a cada curva.

No quesito freios, fica o único senão. Com um disco simples de 300 milímetros de diâmetro na frente, e outro de 270 milímetros atrás, ambos com pinças de pistão duplo, em alguns momentos foram um pouco lentos para parar os 278 quilos da VN 900. Um disco duplo ou uma pinça melhor na dianteira talvez resolvesse o problema.

CONCORRENTE - Cotada a R$ 31.990, a Kawasaki Vulcan VN 900 Custom é mais cara que sua irmã Classic, vendida a R$ 29.990. E faz jus ao preço mais elevado. Tem acabamento diferenciado e uma posição de pilotagem que considero mais confortável. Detalhe: os modelos da linha já estão sendo montados no Brasil.

A moto enfrenta de igual para igual também sua adversária japonesa da Yamaha, a Midnight Star 950, com preço a partir de R$ 31.265. Mas enquanto a Yamaha aposta no retrô moderno e visual mais musculoso, a Vulcan Custom aposta no estilo chopper e no acabamento em preto fosco para disputar a preferência dos motociclistas.




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