Cultura & Lazer Titulo
Picasso é o melhor pintor do século para franceses
Sueli Osorio
Com Agências
19/12/1999 | 19:57
Compartilhar notícia


O artista plástico espanhol Pablo Picasso (1881-1973) foi escolhido o melhor pintor do século segundo uma pesquisa de opiniao realizada na França e divulgada sábado. O país, também segundo pesquisas realizadas anteriormente, tem os mais bem informados habitantes do mundo no que diz respeito a história da arte. Picasso obteve 40% dos votos de 1.016 pessoas consultadas pelo instituto de pesquisas do Le Parisien.

Em segundo lugar ficou o holandês Vincent Van Gogh com 35% dos votos. Apesar de ter morrido em 1890, seu trabalho influenciou profundamente os artistas do século 20. O impressionista francês Claude Monet ficou em terceiro lugar, com 20%, seguido pelo surrealista espanhol Salvador Dalí, com 5%.

Sao Paulo - Em novembro passado o público brasileiro conferiu a mais recente, e bastante importante também, exposiçao de obras de Picasso. Foi em Sao Paulo, no Masp (Museu de Arte de Sao Paulo Assis Chateaubriand), instituiçao que trouxe do exterior, principalmente do Museu de Paris, cerca de 150 trabalhos produzidos ao longo do período conhecido como anos de guerra (de 1937 a 1945). A exibiçao foi visitada por cerca de 200 mil pessoas e contou com desenhos, esculturas, pinturas e matrizes em cobre do artista.

Autor de uma estética revolucionária, Picasso documentou, a partir de temas aparentemente ingênuos, a opressao e a tragédia, em obras como A Mulher que Chora (1937), Homem com Chapéu de Palha e Sorvete de Casquinha (1938), Gato Pegando um Passarinho (1939) e Menino com Lagosta (1941). A exposiçao também reuniu 27 fotos de Picasso, algumas feitas por Dora Maar, companheira do artista durante o período.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;