Nacional Titulo
Thomaz Bastos: crise no campo é questão social, não de polícia
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
22/09/2003 | 13:52
Compartilhar notícia


O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, garantiu nesta segunda-feira que a Polícia Federal vem atuando com firmeza desde que os conflitos agrários começaram a eclodir no país. Ele advertiu que muitos desses crimes nem sempre têm ligação com a terra: são questões de pistolagem, como o assassinato de sete trabalhadores rurais e de um fazendeiro, em São Félix do Xingu (PA), ou passionais.

Depois de participar da solenidade de abertura dos cursos de Formação Profissional de Policiais Federais, na Academia Nacional de Polícia, Bastos reafirmou que o governo não vai admitir nenhum tipo de infração à lei no campo. Segundo o ministro, todos os locais de conflito estão sendo mapeados pela PF, que tem atuado de forma “prudente, com o objetivo de pacificar e não de acirrar o clima de tensão”.

Segundo Thomaz Bastos, a questão é social, não de polícia: "é uma questão social que decorre de décadas de falta de distribuição de renda e de falta de crescimento do país".

Crítica - O coordenador do Movimento dos Sem-Terra (MST) João Pedro Stédile voltou a criticar, nesta manhã, a política agrária do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o seminário ‘A inclusão social pelo trabalho decente e pelo sistema de fomento’, Stedile disse que o programa ainda tem como base o modelo neoliberal.

No final da palestra, Stédile pediu ao presidente do BNDES, Carlos Lessa, para financiar a reforma agrária capacitando melhor os técnico agrícolas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;