Cultura & Lazer Titulo
Fraudes digitais por phishing scam crescem 250%
Das Agências
25/09/2007 | 16:21
Compartilhar notícia


Definido como uma forma de roubar informações pessoais ou valiosas de internautas, o phishing scam, programa virtual que captura senhas e outras informações confidenciais, tem preocupado o mercado empresarial brasileiro. Segundo estudo da McAfee, de 2004 a 2006 o número de programas virtuais mal-intencionados aumentou 250%, enquanto no mesmo período o registro de alertas sobre este tipo de fraude rastreados pelo Grupo de Trabalho Anti-Phishing cresceu não mais que 100%.

"A aposta dos invasores neste tipo de fraude é tamanha que eles estão se profissionalizando. Já utilizam os chamados 'kits de ferramentas de phishing'. Compostos por uma série de scripts, permite que um cracker ou lammer crie sites de phishing. Ou seja, uma fraude na web em que são criadas páginas falsas com o intuito de induzir o internauta a fornecer seus dados confidenciais - principalmente senhas bancárias e números de cartões de crédito", afirma o especialista em segurança digital e diretor da OS&T, Sérgio Leandro. 

A OS&T (Open Systems & Technologies) trouxe para o Brasil a solução Brand Protect, serviço capaz de rastrear toda a internet para averiguar a utilização indevida da marca, logo ou nome da empresa contratante, combatendo assim as ações fraudulentas.

"O serviço se baseia em uma tecnologia para proteger as marcas, nomes institucionais, domínios registrados e logotipos. Dentro do leque de ofertas, o serviço de anti-phishing visa combater fraudadores que utilizam o e-mail como ferramenta para obter os dados de clientes de empresas estrategicamente conhecidas, principalmente instituições financeiras e organizações de e-commerce, de forma ilícita", acrescenta Leandro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;